Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Festa do peão em Barretos quer voltar a ser caipira

Edição deste ano, que começa na quinta, deve atrair 900 mil pessoas

Para organizador do evento, não adianta ter só "show e rodeio", é preciso ainda valorizar a cultura do sertanejo

JOÃO ALBERTO PEDRINI
DE RIBEIRÃO PRETO

A 57ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, a mais tradicional do gênero no país, começa na próxima quinta-feira com o objetivo de resgatar a cultura caipira, os costumes do campo e os hábitos do sertanejo.

Criticada, inclusive em estudo acadêmico, por "americanizar" o rodeio nas vestimentas e em shows, a festa deste ano vai reformular o Rancho do Peãozinho, espaço exclusivo às crianças.

Em seu novo projeto, o local vai incitar uma reflexão sobre a cultura raiz.

"Não podemos deixar de lado a origem e a essência do evento. A cultura caipira deve ser enaltecida. A festa não é só show e rodeio. Temos a preocupação de valorizar, cada vez mais, a nossa cultura", afirma Hugo Resende Filho, presidente do "Os Independentes", associação que promove o evento.

Outra tentativa de resgate da cultura pode ser verificada na música. A nova geração sertaneja fará uma homenagem aos ícones da música raiz Tonico e Tinoco.

"Nosso objetivo é atrair o público infantil e, claro, as famílias, para despertar o interesse pela cultura e tradições sertanejas, mostrando um universo muitas vezes desconhecido", diz Resende Filho.

As atrações se somam aos tradicionais concurso de berrante e Queima do Alho -culinária típica dos peões nas estradas boiadeiras.

Nas arenas, a novidade neste ano é o formato do Barretos International Rodeo. A disputa será entre Estados do Brasil, do México, do Canadá e dos EUA, e não somente entre peões, como aconteceu até o ano passado.

A Festa do Peão, que teve investimento de R$ 20 milhões, prevê receber ao menos 900 mil pessoas no Parque do Peão entre os dias 16 e 26 deste mês.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.