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Paulista vai ter ciclofaixa aos domingos e feriados

Rota de lazer, a quarta da cidade, deve começar ainda neste mês, das 7h às 16h

Velocidade máxima para carros será reduzida para 40 km/h; rua Haddock Lobo terá interdição

EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO
THIAGO AZANHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Perigosa para bicicletas durante a semana, a avenida Paulista vai ganhar uma ciclofaixa que funcionará apenas aos domingos e feriados.

O projeto está pronto. A prefeitura só não definiu ainda o dia da estreia -deve ser em 26 de agosto ou 2 de setembro. A faixa funcionará das 7h às 16h.

"A gente resolveu fazer a ciclofaixa porque não é uma avenida que a gente considera segura para bicicletas no dia a dia", disse Daphne Savoy, gerente de planejamento viário da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Em março deste ano, uma bióloga morreu atropelada por um ônibus na Paulista. Em 2009, uma cicloativista morreu da mesma forma.

Segundo Savoy, nos demais dias é recomendável que os ciclistas optem pelas vias paralelas à Paulista.

Além da ciclofaixa, que ficará junto ao canteiro central, haverá duas mudanças importantes no trânsito.

A primeira é a redução da velocidade máxima permitida na via. Hoje, os carros podem circular a até 60 km/h. Nos períodos em que a ciclofaixa estiver funcionando, a velocidade máxima será reduzida para 40 km/h.

Aos domingos, a Paulista recebe cerca de 3.000 veículos por hora no sentido Paraíso e 3.500 no sentido Consolação nos horários de maior movimento, segundo a CET.

A outra mudança é a interdição de um quarteirão da rua Haddock Lobo, entre a Paulista e a rua Luís Coelho. Com isso, quem trafega por ali não poderá cruzar a Paulista.

Savoy, da CET, disse que a interdição é necessária porque naquela esquina já haverá um cruzamento da ciclofaixa com a via para veículos.

Serão instalados semáforos especiais para que os carros cruzem a ciclofaixa para entrar ou sair do túnel que dá acesso às avenidas Doutor Arnaldo e Rebouças.

Para ir à Paulista, o ciclista pode optar pelo metrô, que aceita bicicletas aos domingos e feriados. O metrô permite só quatro bicicletas por viagem, no último vagão, e não haverá alteração dessa regra.

FISCALIZAÇÃO

Esta será a quarta ciclofaixa de lazer da cidade. A primeira, em funcionamento desde 2009, liga os parques Ibirapuera, das Bicicletas, Villa-Lobos e do Povo.

Em março, foram inauguradas uma na zona norte e outra na zona leste. Cerca de 100 mil pessoas usam as ciclofaixas a cada semana, diz a CET.

Especialistas em trânsito consultados pela Folha dizem que a ciclofaixa na Paulista não deverá causar grande impacto no tráfego e beneficiará os pedestres com a retirada dos ciclistas das calçadas.

Segundo Silvio Médici, 60, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito, é preciso haver aumento da fiscalização pelos agentes de trânsito na região, uma vez que o novo trajeto não terá ligação com as ciclofaixas já existentes na cidade.

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