Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

PF desiste de operação-padrão em aeroportos

DE SÃO PAULO

A liminar do STJ (Superior Tribunal de Justiça) de proibir operações-padrão fez agentes da Polícia Federal desistirem de uma fazer uma nova manifestação na próxima segunda-feira. A categoria segue em greve.

O STJ determinou uma multa de R$ 200 mil por dia caso haja desrespeito à sua determinação.

A ideia da categoria era repetir a operação-padrão no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, e fazer o mesmo em portos e rodovias federais.

Na terça-feira, seria a vez do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo.

Agora, a categoria vai esperar até a próxima segunda-feira para definir o que fará. Estão previstos atos em frente à sede da Polícia Federal, na Lapa (zona oeste).

A operação-padrão em Cumbica, entre a tarde e a noite de anteontem, causou filas na imigração e atrasou voos internacionais.

A operação-padrão consiste em uma vistoria detalhada da bagagem e dos documentos dos passageiros, que geralmente é feita por amostragem.

"Se quiséssemos efetivamente prejudicar a sociedade, manteríamos o mesmo efetivo que se encontra hoje nos aeroportos e faríamos o pente-fino, mas colocamos muito mais policiais para fazer esse trabalho", diz Paulo Polônio, vice-presidente da Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais).

Segundo ele, a partir de segunda os novos protestos da categoria serão as "operações sem padrão": não serão mais feitas fiscalizações nos aeroportos e portos, apenas panfletagem e esclarecimentos para o público.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.