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Nova gestora de Cumbica prevê ampliar as esteiras

Infraero desistiu de fazer modernização

DE SÃO PAULO

A concessionária que assumiu Cumbica afirma que, até fevereiro, deve instalar dez esteiras nos terminais 1 e 2, o que elevará a capacidade em 50%. Nos voos internacionais, o número de esteiras passará de 12 para 18; nos domésticos, de 8 para 12.

A ampliação será nas pontas dos dois terminais. O free-shop mudará de lugar, de modo a ampliar em 2.000 m² a área das malas.

As obras começarão em três meses, afirma Antonio Marques Miguel, presidente da Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos, e "resolverão o problema da infraestrutura".

No terminal 3, que tem que acabar até a Copa, o sistema será mais rápido e automatizado, segundo Miguel.

A Infraero diz que a manutenção das esteiras é adequada. No último ano, a estatal, que deixará a gestão do aeroporto em 2013, aumentou a extensão de oito esteiras da área internacional de 100 m para 108 m, o que elevou em até 90% a capacidade.

Foi um plano B. Isso porque, em 2008, a Infraero desistiu de modernizar o sistema de bagagens no maior aeroporto do país.

A verba, R$ 20 milhões, estava reservada, mas a estatal a remanejou para o Galeão.

Segundo a Infraero, a razão foi "demanda". Só que Cumbica tem mais do que o dobro do movimento do terminal do Rio (30 milhões, ante 14 milhões de passageiros).

O trabalho automatizaria a inspeção, as esteiras e a distribuição das bagagens.

EMPRESAS AÉREAS

Sobre a devolução de bagagem, as empresas aéreas dizem desconhecer os dados da Infraero obtidos pela Folha. Elas dizem que o tempo depende da infraestrutura.

A TAM diz que, em 87% dos voos, põe a primeira bagagem na esteira em até 20 minutos, dentro dos padrão internacional. Se o avião fica longe das pontes de embarque, esse índice fica em 76%.

Pior internacional e melhor doméstica, a Avianca afirma que a demora nos voos internacionais se deu antes da melhora de procedimentos. E que em seus contratos com terceirizadas impõe tempo de sete minutos para a chegada da primeira mala. Iberia e Webjet não responderam.

American Airlines, Delta e Gol disseram ter meta para a chegada da primeira mala à esteira e que esse índice é cumprido sempre. A Swiss diz executar o serviço com rapidez. Air France e British não responderam. A Folha não conseguiu falar com a United.

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