Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Amaury de Souza (1942-2012)

Pioneiro em consultorias políticas

DAMARIS GIULIANA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

Ph.D em ciência política pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA, Amaury de Souza foi um dos pioneiros da área no Brasil.

Deu aulas no Iuperj (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro), no Departamento de Economia da PUC-Rio e em diversas universidades americanas.

Também iniciou as consultorias políticas no Brasil, que manteve paralelamente às empresariais, sem jamais se afastar da militância.

"Foi um trabalhador obsessivo, incansável", diz o amigo e professor da FGV Octavio Amorim Neto. "Era de uma enorme generosidade, especialmente com os jovens acadêmicos. Tinha posições muito radicais, mas queria ouvir o outro lado. Era democrático no trato", descreve.

Estudioso multidisciplinar, deixou produções em diversas áreas, incluindo administração e sistemas políticos, dedicando-se ao parlamentarismo.

Suas duas últimas obras, ambas de 2009, são referência em política brasileira -"A Agenda Internacional do Brasil: A Política Externa Brasileira de FHC a Lula" e "A Classe Média Brasileira: Ambições, Valores e Projetos de Sociedade".

Desde 2000, atuava na MCM Consultores Associados. Em nota, a empresa diz que Amaury "tornou-se um dos mais brilhantes e lúcidos analistas políticos do país".

Há um ano, descobriu que tinha câncer de pâncreas. Após cirurgia, voltou a trabalhar. Em julho, porém, foi identificada metástase, e retomou a quimioterapia.

Morreu na quarta-feira (15), no Rio, após uma hemorragia. Tinha 69 anos. Deixa mulher, dois filhos e uma neta.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.