Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Prefeitura pinta faixas para ciclorrota turística no centro

Divulgação/Mário Simabukuro Filho
Faixas pintadas no vale do Anhangabaú, centro de SP
Faixas pintadas no vale do Anhangabaú, centro de SP

DE SÃO PAULO

A prefeitura começou a fazer a pintura das faixas da ciclorrota turística do centro de São Paulo, que será inaugurada em setembro.

A via, que não será exclusiva para bicicletas, vai passar por 25 pontos de interesse turístico, como o Theatro Municipal, a biblioteca Mário de Andrade, praça da Sé e Pátio do Colégio, além das estações de metrô do centro.

Ainda não há data definida para a inauguração da ciclorrota -que a prefeitura batizou de circuito cultural do centro-, mas será depois da estreia da ciclofaixa de lazer da av. Paulista, prevista para o próximo domingo ou para o dia 2 de setembro.

Ciclorrota é um modelo que a prefeitura adotou para compartilhar o espaço entre bicicletas e carros. Já são cinco na cidade -Lapa, Mooca, Vila Mariana, Brooklin e um pequeno trecho entre a estação Butantã do metrô e a USP.

Ela é diferente da ciclovia, que é separada fisicamente da via para carros, e da ciclofaixa, que usa a rua, mas é exclusiva para ciclistas.

No centro, a ideia da prefeitura é estimular os ciclistas a frequentar a região aos fins de semana, trafegando inclusive pelos calçadões. Porém, como a sinalização é permanente, a ciclorrota funcionará a semana toda.

O projeto já obteve autorização dos órgãos de preservação do patrimônio e aguarda apenas a conclusão das obras para ser inaugurado. (EVANDRO SPINELLI)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.