Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ubaldo Carpigiani (1924-2012)

Nino, o arquiteto espirituoso

ANDRESSA TAFFAREL
DE SÃO PAULO

Sempre que recebia visita na casa de repouso Lar Santana, em São Paulo, onde passou os últimos anos da sua vida, o arquiteto Ubaldo Carpigiani recomendava: "Você precisa me visitar às 15h30 para tomar café e comer o bolo de fubá".

Quando lhe questionavam se o bolo era gostoso, ele respondia, rindo: "Não é pelo sabor, é porque é de graça".

Espirituoso, Nino, como era conhecido, tinha uma piada pronta para cada situação. Estava sempre de bem com a vida e adorava viajar, principalmente para a França.

Nascido em Campinas (SP), veio para a capital paulista fazer faculdade no Mackenzie.

Logo após se formar, e totalmente sem dinheiro, aceitou trabalhar como engenheiro na construção da ponte da Vila Maria, na marginal Tietê. "No momento, sou engenheiro/arquiteto", dizia.

Em 1995, criou a Fundação da Profissão, com duas irmãs e a mulher, para oferecer cursos profissionalizantes a adolescentes carentes.

Casado desde 1962 com Dulce, ficou viúvo em 1998, quando ela morreu de câncer. Passou então a cuidar da irmã Nanci, que sofreu um AVC (acidente vascular cerebral).

Foi autor do projeto da sede da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), em São Paulo, e do colégio Sagrado Coração de Jesus, em Campinas, com o qual criou um grande laço de amizade.

Nas horas de folga, gostava de rascunhar desenhos de casas, só por diversão.

Sofria do mal de Parkinson. Morreu no dia 13 de agosto, aos 87 anos. Sem herdeiros, doou seus imóveis a instituições filantrópicas.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.