Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Análise

Moradores só reagem de forma pontual contra o incômodo

JOÃO GUALBERTO DE AZEVEDO BARING
ESPECIAL PARA A FOLHA

Ambiente poluído pelos sons é aquele que se torna prejudicial ao equilíbrio emocional dos seres vivos, gerando inadaptação. E a tensão, ou estresse, pode levar a patologias diversas.

Desde os últimos anos 60, a poluição sonora intensa e persistente vem sendo rejeitada por parcelas consideráveis das pessoas atingidas.

Para causas bem definidas e localizadas, essas pessoas souberam se organizar para combatê-las.

Em São Paulo, tornaram-se emblemáticas as ações populares que resultaram nas restrições à operação do aeroporto de Congonhas à noite e na interdição do Minhocão, no mesmo período.

Contra bares e assemelhados, porém, as pessoas atingidas só conseguem reagir pontualmente, por meio dos escassos meios de que dispõem junto ao poder público municipal.

Órgãos de fiscalização têm conseguido que alguns se adequem, com tratamentos acústicos, mas o problema se alastra, devido à desproporção entre essas ações e a proliferação dos estabelecimentos, face ao gigantismo das metrópoles.

As únicas saídas são ações populares organizadas para a prevenção de novos casos e mitigação dos existentes.

Existem associações de acústica no Brasil que podem ajudar tanto moradores quanto donos de bares, instruindo sobre aspectos legais, técnicos, questões psicológicas e de argumentação.

Soluções sempre existem e a prevenção evita que se tornem complexas e onerosas.

Os donos dos estabelecimentos fiscalizados costumam demonstrar conceitos errôneos sobre como lidar com a situação.

Uma vez dispondo de ajuda gratuita e capacitada, seu tino comercial os levará a abraçar a causa capaz de converter vizinhos aborrecidos em novos clientes.

JOÃO GUALBERTO DE AZEVEDO BARING é consultor especialista em acústica e professor doutor da FAU-USP

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.