Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Depoimento

Sem fiscalização, passeio dos bares é uma ilha de barulho em Santa Cecília

FERNANDA MENA
EDITORA DA “ILUSTRADA”

Quando me mudei para uma simpática e arborizada rua da Santa Cecília, não sabia o que me esperava na janela dos fundos: cinco bares em sequência, do mesmo grupo, em que a música ao vivo é tocada a portas abertas e seus "habitués" gritam na calçada madrugada adentro sem intervenção dos funcionários, como se fosse uma ilha.

Perdi a conta dos protocolos que registrei ao longo de anos no telefone do "cidadão" que a prefeitura dispõe apenas para cumprir tabela, sem nunca receber um retorno de nenhuma inspeção. A cada 30 dias, telefonava para saber da resposta. Em vão.

Perdi também a conta das madrugadas em que apelava para a polícia, que inúmeras vezes vi receber lanchinhos e tapinhas nas costas nos mesmos bares em que deveriam zelar pelo cumprimento da lei.

Como ali há serviço de valet, mas não há recuo na via para os carros encostarem, o buzinaço domina as noites. E a única vez em que fui atendida foi quando a CET pintou na área, quebrando o esquema que, na noite seguinte, já operava novamente.

Até que finalmente cedi às janelas antirruído por uma pequena fortuna. Ainda assim, nem sempre elas dão conta do recado.

A "calçada da fama" poderia se chamar calçada do barulho e da malandragem. Alargada em cerca de um metro e meio, o passeião da rua Canuto do Val serve para que os cinco bares pertencentes à famigerada Rede Biroska se espalhem folgadamente no tempo e no espaço.

Duas fileiras de mesas e cadeiras, com um corredor confortável para o trânsito dos garçons ao centro, deixam um metro de calçada no qual os pedestres se espremem entre árvores e seguranças.

Não bastasse esse mico, os bares desrespeitam completamente o horário-limite para mesas em calçadas, que ficam armadas ao relento às vezes até as 2h. Se já era difícil para a Rede Biroska respeitar a lei do silêncio antes, imagine agora.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.