Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Acessibilidade

Em sete anos, prefeitura reformou só 1,6% das calçadas

DE SÃO PAULO - A Prefeitura de São Paulo reformou 500 km de calçadas -ou apenas 1,6% do total de 30 mil km-, desde 2005, início da gestão Gilberto Kassab (PSD)/José Serra (PSDB).

O dado foi divulgado ontem pelo secretário municipal dos Transportes, Marcelo Branco, durante seminário internacional na Fiesp a respeito de como melhorar as condições para andar a pé nas cidades.

Atualmente, a lei municipal diz que são os proprietários dos imóveis os responsáveis pelas calçadas. A fiscalização tem multado quem não regulariza o passeio, que precisa atender a alguns padrões e garantir a acessibilidade.

Marcelo Bruni, assessor da Secretaria das Subprefeituras, calcula em R$ 12 bilhões o custo para resolver o problema das calçadas -o equivalente a dez anos de todo o dinheiro que a prefeitura tem hoje para investimento em obras.

"Desde 1917, a lei diz que a responsabilidade pela calçada é do munícipe. O governo fez uma experiência melhorando algumas vias estratégicas. Dois modelos estão postos e a sociedade vai escolher qual adotar: o cidadão pagando ou a prefeitura fazendo a obra", afirmou Branco.

(JAIRO MARQUES)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.