Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ciclofaixa do centro ganha áreas para guardar bike

Kassab diz que movimento vai fazer restaurantes abrirem aos domingos

Seis locais passam a funcionar a partir de hoje; pontos históricos vão ganhar ainda reforço de monitores

Gabo Morales-23.set.2012/Folhapress
Ciclistas passam pelo viaduto do Chá durante a inauguração da ciclofaixa do centro de São Paulo, no domingo passado
Ciclistas passam pelo viaduto do Chá durante a inauguração da ciclofaixa do centro de São Paulo, no domingo passado

EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO

Restaurantes, bares e cafés do centro histórico de São Paulo abertos aos domingos. É o que pretende o prefeito Gilberto Kassab (PSD). O teste para isso será hoje.

"Se aumentar o público da ciclofaixa, vamos chamar os donos de restaurantes para abrir aos domingos", disse Kassab, empolgado com a ciclofaixa de lazer do centro, que na inauguração, semana passada, recebeu cerca de 10 mil pessoas, segundo a Bradesco Seguros, parceiro da prefeitura no projeto.

Já na inauguração, Kassab falou em estender o traçado da ciclofaixa até a Pinacoteca do Estado e a Sala São Paulo, na região da Luz, próximas à cracolândia, e em alargar o trecho de ligação com a ciclofaixa da avenida Paulista, na rua Vergueiro e avenida Liberdade.

Em seguida, Kassab mandou a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) estudar a possibilidade de abrir o trecho de 2,5 km da ciclofaixa no centro histórico também aos sábados.

PARACICLOS

Hoje, no segundo dia de funcionamento do traçado, a região já vai ganhar seis paraciclos e os pontos históricos que abrem aos domingos terão reforço de monitores.

Os paraciclos vão ter entre 50 e 60 vagas e segurança. Para deixar a bicicleta, será necessário deixar também o nome e número do RG.

O ciclista vai receber uma pulseira, que deverá ser devolvida para pegar a bicicleta. Em caso de perda, vai ser preciso apresentar um documento de identidade.

A ideia é estimular a visitação em locais como Theatro Municipal, Solar da Marquesa e Casa da Imagem.

O prefeito acredita que a ciclofaixa -que funciona aos domingos e feriados das 7h às 16h- será um dos instrumentos para a revitalização da região central.

Os paraciclos, que estreiam hoje, serão instalados na praça do Patriarca, Pateo do Collegio, Theatro Municipal, largo de São Paulo, praça da Sé, no centro, e Centro Cultural São Paulo, na rua Vergueiro, no trecho de interligação com a ciclofaixa da Paulista.

A falta de local para deixar as bicicletas com segurança foi uma das reclamações de usuários na estreia da ciclofaixa do centro. Era comum o usuário amarrar a bicicleta em postes com correntes para ir, por exemplo, ao Solar da Marquesa.

Arley Ayres, diretor da SPTuris, explicou que, se houver muita procura, os paraciclos podem ser remanejados a partir da próxima semana ou mesmo instalados novos.

O Solar da Marquesa, a Casa da Imagem e o Theatro Municipal terão mais monitores a partir de hoje.

No Solar e na Casa da Imagem haverá visitas monitoradas a cada uma hora entre 9h e 15h. Não é preciso agendar. Quem não quiser acompanhar os grupos pode visitar a qualquer momento. No Theatro Municipal haverá visitas monitoradas às 11h e às 14h. É preciso agendar pela internet.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.