Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Queda de aluno no Colégio de São Bento é investigada

Menino de 12 anos caiu de uma das janelas do quinto andar de escola no Rio

Hipótese mais provável é tentativa de suicídio, diz delegado; estudante tirou mochila, relógio e óculos antes da queda

DO RIO

A polícia investiga a queda de um menino de 12 anos de uma das janelas do quinto andar do Colégio de São Bento, um dos mais tradicionais do Rio. O aluno, cujo nome não foi divulgado, está internado em estado grave. Ele sofreu traumatismo craniano.

De acordo com o delegado José Afonso Mota, responsável pela investigação, antes da queda o menino tirou a mochila, o relógio, os óculos e os colocou sobre uma mesa. Deixou também uma nota de cinco reais.

Um dos inspetores da escola, ouvido pelos policiais, contou ter visto o aluno pendurado na janela. Ao perguntar o que ele estava fazendo, o menino soltou as mãos e caiu.

"Não há dúvidas que ele estava sozinho. Por isso, a priori, trabalhamos com a hipótese de tentativa de suicídio", disse o delegado, que afirmou, no entanto, não descartar nenhuma possibilidade em sua investigação, inclusive a de o aluno ter sido vítima de bullying na escola.

A queda de cerca de 15 metros aconteceu na sexta-feira, por volta das 16h -horário de saída da escola, que funciona em turno integral, mas só foi registrada na delegacia no sábado à tarde.

A direção do São Bento não se pronunciou sobre o caso. Em nota oficial, informou apenas que a queda foi "de alta gravidade" e que ficará em silêncio "atendendo o pedido da família".

Ontem pela manhã, policiais estiveram na escola em busca de imagens de câmeras, mas, segundo a polícia, nenhuma delas registrou o momento da queda.

Uma psicóloga, uma assistente social e um professor foram intimados e prestarão depoimento na delegacia. O objetivo, disse o delegado, é tentar traçar um perfil psicológico do aluno e reconstituir os acontecimentos que antecederam a queda. A família também está sendo ouvida.

Ontem à tarde, equipes da 1ª DP foram à escola para fazer uma perícia e deixaram o local pouco antes das 20h.

Segundo o delegado-adjunto Audrim Genuíno, a polícia também vai examinar o material escolar do menino e seus acessos à internet.

Na porta da escola, alunos evitam comentar. Alguns afirmaram que não podem falar sobre o assunto. Um único estudante, que pediu para não ser identificado, disse que conhecia o menino e que ele era muito tímido, mas não soube dizer se era vítima de bullying.

O São Bento é um dos mais tradicionais do Rio e o único da cidade a ter alunos apenas do sexo masculino. Mantido pelos monges beneditinos do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, existe desde 1859. Em 2010 ficou em primeiro lugar no ranking do Enem.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.