Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nem ouvi a explosão, diz tenista após pane em voo

Yannick Noah afirma que não houve pânico e que piloto 'estava muito calmo'

Considerado por 9 vezes maior personalidade da França, tenista chegou ontem ao Brasil após susto em voo da TAM

DENISE LUNA
DO RIO

Um problema em uma turbina que obrigou um avião da TAM a voltar para o aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, minutos após a decolagem, quase impediu o retorno do tenista e agora cantor Yannick Noah, 52, ao Brasil, onde esteve há 37 anos.

Convidado a participar do Desafio dos Campões na Peugeot Tennis Cup, que está sendo realizado no Rio, Noah chegou à cidade na madrugada de ontem, em voo extra providenciado pela TAM para trazer 186 dos 201 passageiros do voo JJ 8055.

"Nos últimos 40 anos, eu pego voos praticamente todas as semanas, mas nunca tinha passado por um momento como esse", disse o tenista, que foi o último francês a ganhar o torneiro de Roland Garros, em 1983, e já foi considerado por noves vezes consecutivas a maior personalidade da França.

EXPLOSÃO

Instalado na primeira classe do voo que partiu às 17h09 do dia 10 com destino ao Brasil, Noah disse que não ouviu a explosão da turbina do avião, que só pôde ser notada pelos passageiros da classe econômica.

Mesmo após a explosão, havia um clima de calma dentro do Airbus 330, disse o atleta. "Não houve pânico. Ficamos preocupados, mas o piloto estava muito calmo e procedeu muito bem o tempo todo. Avisou que tinha perdido uma turbina e ia voltar."

Segundo Noah, o medo veio depois, quando o avião se aproximava do aeroporto em Paris e um grande número de bombeiros e ambulâncias os aguardavam.

"Aí você começa a pensar nas coisas, nos filhos. Agora me sinto vivo e feliz, mas naquele momento tive medo."

Em nota, a TAM informou que, por conta de problemas técnicos em um dos motores, o avião teve de retornar à capital francesa 17 minutos depois da decolagem.

Segundo a companhia, os viajantes foram acomodados em hotéis perto do aeroporto e receberam assistência.

A aeronave que teve problemas permanece em Paris para análise técnica. A companhia informou que o avião está com a manutenção em dia e que a última inspeção ocorreu no dia 4.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.