Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica / TV

Poucos dados e apresentadores inflamados marcam cobertura na TV

KEILA JIMENEZ
COLUNISTA DA FOLHA

O filme parecia repetido. Logo de manhã, as piadas do Louro José e os famosos das poltronas de Fátima Bernardes perderam espaço para imagens da Aclimação, onde Fernando Gouveia, 33, se mantinha trancado na casa de uma psicóloga, armado.

Sem imagens internas, os canais se concentravam em closes no portão de ferro cercado por policiais, costurada por uma narrativa extensa em cima de poucas informações.

O plantão na porta da casa, com dados desencontrados e apresentadores inflamados, lembrava o caso Eloá (2008), jovem mantida refém por horas pelo ex-namorado, Lindemberg Alves, e morta durante a invasão da polícia.

"Só Deus para encerrar essa operação em paz", gritava Geraldo Luís na Record, a emissora que dedicou praticamente toda a sua programação à cobertura do caso.

Das poucas informações que chegavam, uma era repetida como mantra na TV: Fernando sofre de esquizofrenia.

E dá-lhe "psiquiatras" de plantão explicando a doença. "Esquizofrênico é o cara que fica ouvindo vozinha na cabeça, como se fosse outra pessoa", explicou Marcelo Rezende, na Record.

Com a mesma audiência de sempre, a TV deu uma trégua à tarde. Só a Record seguiu, até Britto Jr. interromper para mostrar uma entrevista exclusiva: "Luciele Camargo conta como engravidou do ex-jogador Denilson". Globo News e Band News trocaram a Aclimação pelo Mensalão.

Com o fim da operação, Datena, na Band, saiu em defesa da polícia, elogiando a operação. Já Marcelo Rezende não poupou o tenente envolvido no caso. "Ele está falando bobagem. O rapaz não é criminoso, é inimputável".

Sônia Abrão, que em 2008 causou polêmica ao entrevistar Lindemberg Alves enquanto ele mantinha a ex-namorada refém, passou longe da confusão. Preferiu falar de outra encrenca que mobiliza audiência: o fim da vilã Carminha, de "Avenida Brasil" (Globo). Bem mais seguro.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.