Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Cumbica terá fila expressa para viajante com passaporte com chip

Aeroporto terá portões eletrônicos para acelerar entrada ou saída do país, diz concessionária

Aparelho fará conferência automática das informações do passageiro; início deve ser em julho de 2013

RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO

O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), terá filas expressas para brasileiros que entram e saem do país. A previsão é que o serviço comece em julho do ano que vem nos terminais atuais, 1 e 2.

Funcionará assim: serão instalados portões automáticos -conhecidos como "e-gates"- nas áreas de imigração e emigração. Nas cabines, haverá um scanner no qual o passageiro colocará o passaporte e será submetido a um dispositivo de identificação.

Passar pelo sistema, adotado em aeroportos como Heathrow (Londres) e Dubai, levará menos de dois minutos, mais ágil que os balcões manuais existentes.

O serviço atenderá quem tiver o novo passaporte com chip, disponível desde janeiro de 2011 em todos os postos da Polícia Federal no Brasil.

Esse passaporte é identificado por um chip na capa. Cerca de 3,5 milhões de passaportes com chip foram emitidos, diz a PF. Até o final de 2012, serão 4 milhões.

O chip contém a fotografia facial e impressões digitais do passageiro. Essas informações serão confrontadas com as do sistema da PF. Se os dados baterem, o passageiro é liberado para entrar ou sair do país. Agentes da PF monitorarão o processo on-line.

AUTOATENDIMENTO

Será uma espécie de autoatendimento, segundo a Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos, que custeará os equipamentos e desenvolve o projeto em parceria com a Polícia Federal e com a Secretaria de Aviação Civil. A concessionária venceu o leilão para gerir o aeroporto por 20 anos.

Os balcões de checagem manual serão mantidos, mas o plano é que, já em 2013, o número de "e-gates" seja superior a eles. Há 38 balcões no desembarque e 40 no embarque nos dois terminais.

A concessionária não quis dizer quanto gastará -afirmou que os valores não estão fechados- nem quantos aparelhos instalará.

O terminal 3, a ser inaugurado em 2014, também contará com a tecnologia, segundo a concessionária.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.