São Paulo, sexta, 1 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comerciante adota moeda

da Redação

Moedas e notas em euros só circulam a partir de 2002, mas algumas lojas, supermercados e hotéis da chamada "eurolândia" anunciam que, a partir da próxima semana, vão fixar seus preços nas duas divisas -a local e o euro- e aceitar pagamentos em cheques e cartões de crédito usando a nova moeda.
Estima-se que o euro deverá se popularizar mais rapidamente em países que recebem mais turistas, como França e Espanha.
A Europay International, que administra cartões de crédito na Europa, estima que cerca de 10% dos comerciantes começarão a aceitar pagamentos em euro já em 99. O número chegará a 40% no próximo ano, afirma Dominique Bichut, coordenador do programa de implementação do euro da empresa.
Na Alemanha, a rede de lojas Karstadt anunciou que adotará a etiqueta dupla a partir de hoje, com preços em euros e em marcos. A francesa Carrefour pretende tomar a mesma medida.
Alguns empresários vêem a aprovação do euro pelos consumidores com otimismo. A rede de supermercados belga GB informou que quer usar a dupla etiqueta somente até o primeiro semestre deste ano.
Os administradores das lojas holandesas Vendex, no entanto, estão mais céticos: só planejam adotar etiquetas duplas um mês antes de janeiro de 2002. A Vendex diz que uma transição mais prolongada pode provocar confusão.
A rede hoteleira Bass, que administra mais de 300 hotéis Inter-Continental, Crowne Plaza e Holiday Inn na Europa, anunciou em setembro que aceitará o pagamento das diárias em euros, seja por meio de cartão de crédito e outros pagamentos eletrônicos, seja por cheques de viagem. (JAg)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.