São Paulo, quinta-feira, 01 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desemprego em SP tem menor nível em 10 anos

Queda de trabalho infantil teve grande influência

DA FOLHA ONLINE

A taxa de desemprego da região metropolitana de São Paulo recuou pelo terceiro ano consecutivo e terminou o ano de 2006 em 15,8% da PEA (População Economicamente Ativa), menor patamar em dez anos. O levantamento foi divulgado ontem pela Fundação Seade-Dieese.
A queda da participação de crianças e jovens no mercado de trabalho foi um dos fatores que mais contribuíram com o recuo do desemprego na região metropolitana de São Paulo no ano passado, segundo o coordenador de análise de Trabalho da Fundação do Seade, Alexandre Loloian.
Do ano de 2005 para o de 2006, a participação das crianças entre dez e 14 anos no mercado de trabalho caiu 23,4%, para 4,1%. No caso dos jovens de 15 a 17 anos, o recuo foi de 2,7%, para 42,6%.
O diretor técnico do Dieese, Clemente Gunz, ressaltou que grande parte desse movimento se deve à maior exigência do mercado por qualificação profissional.
No ano passado, foram gerados 141 mil empregos na região metropolitana, enquanto 37 mil pessoas passaram a fazer parte da PEA, o que resultou na saída de 104 mil pessoas da situação de desemprego.
Com isso, na média de 2006, o contingente de desempregados em São Paulo foi estimado em 1,592 milhão de pessoas.
De acordo com a pesquisa Seade-Dieese, o setor que mais contribuiu com a redução do desemprego no ano que passou foi o de serviços, que apresentou o maior aumento da taxa de ocupação, de 2,8%.
Em seguida, aparece a indústria, com avanço de 1,2% na ocupação e o agregado "outros setores", com 1,8%. Já o comércio reduziu o seu contingente de ocupados em 0,8%.
A renda média do trabalhador ocupado subiu 1,3% no ano passado sobre 2005, passando de R$ 1.082 para R$ 1.096.
(IVONE PORTES)


Texto Anterior: Investimento da indústria cresce em 2006, diz pesquisa
Próximo Texto: Veículos: Vendas sobem 12% em janeiro, diz Fenabrave
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.