São Paulo, sexta-feira, 01 de fevereiro de 2008

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

BC pode reavaliar alta do juro, diz LCA

Em pouco tempo, o Banco Central deverá desarmar a perspectiva de elevação da taxa básica de juros (Selic) que deixou engatilhada na ata do Copom divulgada ontem. A avaliação é da consultoria econômica LCA, tomando como base a perspectiva de desaceleração da inflação.
Segundo a LCA, as eventuais elevações nas projeções de inflação do mercado tendem a ser revertidas em prazo não muito longo, uma vez que a alta nos preços dos alimentos já está perdendo fôlego. Os alimentos têm sido o principal responsável pelas apostas de aumento da inflação.
De acordo com a consultoria, à exceção do arroz, todos os principais produtos agrícolas estão apresentando desaceleração ou queda de preços neste início de ano.
Na ata do Copom, divulgada ontem, o principal fator considerado pelo Banco Central para indicar a possibilidade de uma alta dos juros é a evolução das projeções de inflação, tanto do mercado como da própria autoridade monetária.
Em contrapartida, as projeções oficiais para 2009 não sofreram alterações relevantes, se mantendo abaixo do centro da meta de inflação, que é de 4,5% ao ano.
Na ata do Copom, o BC também reiterou de maneira enfática a sua preocupação com "o aprofundamento dos descompassos entre a evolução da oferta e da demanda doméstica", com base nos resultados das sondagens industriais.
A LCA chama a atenção, no entanto, para o fato de que, apesar de a sondagem conjuntural da indústria, publicada trimestralmente pela Fundação Getulio Vargas, ter apurado aumento significativo em 2007, a tendência se reverteu.
A sondagem divulgada ontem pela FGV mostrou que o nível de utilização da capacidade instalada na indústria sofreu uma ligeira descompressão, depois de cinco trimestres consecutivos de alta.
Dessa forma, a LCA diz que o juro básico não deverá ser elevado. Para a consultoria, essa hipótese só deverá ser considerada caso a crise internacional se aprofunde ou os índices de inflação venham a apresentar taxas mais altas do que hoje antecipam os mercados.

NA TELA
A locadora on-line NetMovies lançou o NetMovies Mobile, um serviço que permite aos usuários acessarem via celular o acervo de 11 mil títulos da empresa. Pelo programa, também é possível solicitar a entrega e retirada dos DVDs. A NetMovies atua na Grande São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Campinas, Santos, São Vicente, Niterói e São Gonçalo. Neste ano, segundo Daniel Topel, presidente da empresa, o plano é expandir a atuação para Brasília e Porto Alegre. "Também estamos investindo para desenvolver nossa plataforma para oferecer download de vídeos", diz.

CARREIRA SOLO
A partir de hoje, o Resort Blue Tree Park Paradise, de Mogi das Cruzes (SP), passa a atuar com nova bandeira e administração própria. Após cinco anos de parceira com o Blue Tree, o grupo Horii Empreendimentos não renovou contrato e optou por "carreira solo" na administração do resort. O hotel será chamado de Paradise Resort Golf Village e tem planos de ampliação para este ano.

EXPANSÃO
A rede Ibis inaugura, no dia 8, a sua 45ª unidade no Brasil, em Araçatuba (SP). A empresa prevê, até 2011, mais 26 unidades, com investimentos de R$ 295 milhões em três anos.

EM DEBATE
A Direito GV e o ABCI Institute (Brazilian International Trade Scholars) promovem hoje o Simpósio de Comércio Internacional, em Washington. Na pauta, perspectivas para Doha, comércio internacional e o combate ao aquecimento global.

DIÁRIA
A Iberostar inaugura neste ano sete hotéis em seis países, um deles no Brasil. A companhia investe em 2008 cerca de 300 milhões em reformas e desenvolvimentos em países como Marrocos, Tunísia, República Dominicana e México.

TELECOMUNICAÇÕES
Acontece, no dia 19, em Brasília, o seminário "Políticas de (Tele)Comunicações Convergência e Competição", debate anual sobre as perspectivas políticas e regulatórias do setor. O evento é realizado pela Converge Comunicações em parceria com o Grupo Interdisciplinar de Políticas, Direito, Economia e Tecnologias das Comunicações da UnB.

MORNO
Segundo o Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos de São Paulo, as vendas caíram 2%, em janeiro, ante o mesmo mês do ano passado. A queda das vendas em janeiro, ante dezembro, chegou a 40%.

PRAIA: LITORAL FAZ SP LIDERAR DESTINOS MAIS PROCURADOS NO CARNAVAL
O Zura!, portal de comparação de preços, acaba de divulgar os destinos mais procurados do Carnaval. No topo, está São Paulo, seguido por Rio de Janeiro, Santa Catarina e Bahia. "São Paulo é primeiro porque muitas pessoas buscam hotéis e pousadas no litoral para passar o Carnaval, e, sendo São Paulo o Estado mais populoso do país, a tendência se acentua", diz Marcelo Peregrino, CEO do Zura!. O Estado com maior incremento é a Bahia, com alta de mais de 150% nas buscas por opções de estadia. A procura pelo interior dos Estados, como hotéis-fazenda, caiu 50%.


com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA

Próximo Texto: BC reforça expectativa de alta nos juros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.