UOL


São Paulo, terça-feira, 01 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado refaz projeções e eleva de novo estimativa do IPCA para 2003

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As expectativas do mercado financeiro para a inflação neste ano voltaram a subir na semana passada. De acordo com levantamento do Banco Central divulgado ontem no boletim "Focus", a média das projeções de bancos e consultorias financeiras para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) em 2003 subiu de 12,19% para 12,26%.
A elevação das estimativas interrompeu a tendência de queda verificada nas duas semanas anteriores, depois de o BC ter elevado a taxa básica de juros em fevereiro para 26,5%.
Na ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), divulgada na semana passada, o BC informou que a meta ajustada de inflação deste ano, de 8,5%, poderia ser elevada para 9,5%. Em fevereiro, o BC já havia negociado faixas de tolerância maiores para a inflação, acima da meta, com o FMI (Fundo Monetário Internacional).
Ou seja, diante da perspectiva de que o BC toleraria inflação maior, os bancos refizeram suas projeções.

Expectativas
Em janeiro passado, o BC anunciou que passaria a perseguir meta de 8,5% de inflação neste ano, mas sem margem de tolerância. Na segunda revisão do acordo com o Fundo, concluída no mês passado, o governa introduziu a margem de dois pontos e meio, o que elevou o teto (somente para o acordo com o Fundo) para 11%.
Além disso, os últimos índices de preço confirmaram a expectativa de queda da inflação, mas em ritmo mais baixo do que o esperado pelo mercado.
Se a elevação das expectativas de inflação persistir nas próximas semanas, o BC pode se ver obrigado a aumentar os juros novamente (a taxa básica foi aumentada em janeiro e fevereiro) neste ano. Em março, o BC preferiu apenas anunciar viés de alta -mecanismo que permite ao presidente da instituição subir os juros antes da próxima reunião do Copom.
Apesar do aumento das expectativas para o IPCA, as projeções para o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) e o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) caíram na semana passada, respectivamente, de 14,86% para 14,59% e de 15,85% para 15,44%. Mas é o IPCA o índice oficial para metas de inflação.


Texto Anterior: Cenário de guerra: BC prevê crescimento menor e inflação alta
Próximo Texto: Superávit em março é o maior já registrado para o mês desde 1993
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.