São Paulo, quinta-feira, 01 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BEBIDAS

Mudança de domicílio legal levaria em conta aspectos tributários, apontam documentos divulgados após o anúncio do negócio

Interbrew-AmBev estuda ir a paraíso fiscal

ADAM JONES
DO "FINANCIAL TIMES"

A Interbrew pode transferir seu domicílio legal da Bélgica para um paraíso fiscal como Luxemburgo depois de concluir a aliança com a AmBev, do Brasil.
A multinacional da cerveja, que tem uma história de 638 anos na Bélgica, vai estudar a possibilidade de mudar sua sede legal e sua base de tributação, tão logo conclua o acordo e altere seu nome para Interbrew-AmBev.
A Interbrew enfatizou que a sede física certamente continuaria em Leuven, na Bélgica.
Centenas de páginas de documentos divulgados após o anúncio da aliança incluem a revelação de que os controladores da Interbrew e da AmBev querem concluir um "exame quanto à viabilidade de transferir a sede legal da empresa para outra jurisdição no máximo até o primeiro aniversário da conclusão [do acordo]".
A revisão levaria em conta questões tributárias, a opinião dos mercados, o ambiente jurídico e regras de governança corporativa no novo local de domicílio legal. Se a transferência for considerada desejável, "a empresa será transferida o mais cedo possível". O acordo formal deve ser concluído no terceiro trimestre.
Analistas do Merrill Lynch, que assessora a Interbrew na transação, escreveram: "Nosso palpite é que os proprietários da IAB [Interbrew-AmBev] tentarão transferir o domicílio da nova empresa para Luxemburgo, provavelmente por motivos tributários".
A Interbrew diz que nenhuma decisão foi tomada e que não é certo que a transferência ocorra. Os locais considerados provavelmente incluirão Luxemburgo, as ilhas do canal da Mancha e as Bahamas, segundo a empresa.


Tradução de Paulo Migliacci

Texto Anterior: O vaivém das commodities
Próximo Texto: Comercial com sósia é proibido
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.