São Paulo, quarta-feira, 01 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO

EUA reclamam de dificuldade em exportar para o Brasil

DE NOVA YORK

O USTr, agência federal que representa o setor comercial dos EUA, reclamou da "falta de transparência" e de "dificuldades crescentes" para empresas dos EUA exportarem determinados produtos para o Brasil que não fazem parte da lista de itens com importação automática.
Segundo o USTr, "informações específicas" para exportar esses produtos ao Brasil são difíceis de encontrar ou não existem. Os itens dizem respeito a setores como bebidas, medicamentos, armas e munições.
A reclamação do USTr aparece em relatório enviado ontem ao Congresso. Há um diagnóstico da relação com quase todos os parceiros comerciais dos EUA.
A agência cita o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) como banco que fornece "subsídio" (por meio de taxa de juro menor que as de mercado). "Outro dos objetivos desse programa é apoiar a compra de máquinas e equipamentos com produção nacional", diz o relatório enviado ao Congresso dos EUA -o mesmo que aprovou há algumas semanas a cláusula "Buy American" (compre produtos norte-americanos) no novo pacote de estímulo do governo Barack Obama. (FCZ)


Texto Anterior: Salário: Mínimo de SP passa a valer só em 1º de maio
Próximo Texto: Cesp tem prejuízo de R$ 2,47 bi em 2008
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.