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Petrobras é a marca nacional mais valiosa
Empresa estreia em ranking mundial das 100 maiores na 73ª posição, à frente de Siemens e Sony; Bradesco, a outra brasileira na lista, é a 98ª
Segundo consultoria Millward Brown, a marca Petrobras tem valor de US$ 9,7 bilhões, e Bradesco, US$ 7,4 bilhões; Google, IBM e Apple lideram
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Duas empresas brasileiras figuram na lista das cem marcas
mais valiosas do mundo em
2010. A Petrobras entrou no
ranking neste ano pela primeira vez e aparece na 73ª posição,
à frente de companhias como
Siemens, Nissan e Sony. Já o
Bradesco, que estava na lista
desde 2009, permanece em 98º
no ranking anual elaborado pela consultoria Millward Brown.
De acordo com a consultoria,
a Petrobras -maior empresa
do Brasil- tem sua marca avaliada em US$ 9,7 bilhões. O
Bradesco, por sua vez, vale US$
7,4 bilhões, um crescimento de
13% em relação ao ano passado.
No Brasil, o Bradesco é o segundo maior banco privado, atrás
do Itaú-Unibanco, em ativos.
Enquanto a crise global provocou uma queda nos indicadores macroeconômicos de diversos países, como nos Estados
Unidos, o valor total dessas
cem marcas cresceu 4% neste
ano em relação a 2009, chegando a US$ 2 trilhões. Neste ano,
pela primeira vez, o ranking inclui companhias de todos os
países dos chamados Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia e China.
"No passado muitas companhias se apressavam a cortar
seus gastos com marketing durante as dificuldades econômicas", disse em nota Joanna Seddon, presidente da Millward
Brown Optimor. "Uma nova
tendência emergiu agora, na
saída da recessão global, e as
companhias perceberam a importância de manter, e mesmo
aumentar, os níveis de investimento para garantir a fidelidade dos clientes à marca", acrescentou a executiva.
As empresas do setor de tecnologia lideram o ranking da
consultoria. A marca Google,
que vem em primeiro, foi avaliada em US$ 114,3 bilhões, seguida por IBM (US$ 86,4 bilhões), Apple (US$ 83,1 bilhões)
e Microsoft (US$ 76,3 bilhões).
Investimento
Entre as empresas que tiveram maior valorização, estão a
Samsung, que viu o valor de sua
marca crescer 80% entre 2009
e 2010, e a Visa, cuja marca se
valorizou em 52% no período.
De acordo com a Millward
Brown, as empresas que têm
marcas mais fortes possuem
maior capacidade para se recuperar de adversidades no cenário econômico.
"Esse ranking levou algumas
das empresas mais bem-sucedidas do mundo a dar maior
importância à construção de
suas marcas", disse Eileen
Campbell, presidente global da
Millward Brown. "Os executivos devem questionar como
alavancar sua marca para proteger seu negócio", completou.
Veja a lista completa
www.folha.com.br/1012014
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