São Paulo, sábado, 01 de maio de 2010

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Petrobras é a marca nacional mais valiosa

Empresa estreia em ranking mundial das 100 maiores na 73ª posição, à frente de Siemens e Sony; Bradesco, a outra brasileira na lista, é a 98ª

Segundo consultoria Millward Brown, a marca Petrobras tem valor de US$ 9,7 bilhões, e Bradesco, US$ 7,4 bilhões; Google, IBM e Apple lideram


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Duas empresas brasileiras figuram na lista das cem marcas mais valiosas do mundo em 2010. A Petrobras entrou no ranking neste ano pela primeira vez e aparece na 73ª posição, à frente de companhias como Siemens, Nissan e Sony. Já o Bradesco, que estava na lista desde 2009, permanece em 98º no ranking anual elaborado pela consultoria Millward Brown.
De acordo com a consultoria, a Petrobras -maior empresa do Brasil- tem sua marca avaliada em US$ 9,7 bilhões. O Bradesco, por sua vez, vale US$ 7,4 bilhões, um crescimento de 13% em relação ao ano passado.
No Brasil, o Bradesco é o segundo maior banco privado, atrás do Itaú-Unibanco, em ativos. Enquanto a crise global provocou uma queda nos indicadores macroeconômicos de diversos países, como nos Estados Unidos, o valor total dessas cem marcas cresceu 4% neste ano em relação a 2009, chegando a US$ 2 trilhões. Neste ano, pela primeira vez, o ranking inclui companhias de todos os países dos chamados Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia e China.
"No passado muitas companhias se apressavam a cortar seus gastos com marketing durante as dificuldades econômicas", disse em nota Joanna Seddon, presidente da Millward Brown Optimor. "Uma nova tendência emergiu agora, na saída da recessão global, e as companhias perceberam a importância de manter, e mesmo aumentar, os níveis de investimento para garantir a fidelidade dos clientes à marca", acrescentou a executiva. As empresas do setor de tecnologia lideram o ranking da consultoria. A marca Google, que vem em primeiro, foi avaliada em US$ 114,3 bilhões, seguida por IBM (US$ 86,4 bilhões), Apple (US$ 83,1 bilhões) e Microsoft (US$ 76,3 bilhões).

Investimento
Entre as empresas que tiveram maior valorização, estão a Samsung, que viu o valor de sua marca crescer 80% entre 2009 e 2010, e a Visa, cuja marca se valorizou em 52% no período.
De acordo com a Millward Brown, as empresas que têm marcas mais fortes possuem maior capacidade para se recuperar de adversidades no cenário econômico. "Esse ranking levou algumas das empresas mais bem-sucedidas do mundo a dar maior importância à construção de suas marcas", disse Eileen Campbell, presidente global da Millward Brown. "Os executivos devem questionar como alavancar sua marca para proteger seu negócio", completou.

Veja a lista completa

www.folha.com.br/1012014


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