UOL


São Paulo, terça-feira, 01 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Com negócio, empresa dominará 24,5% do mercado nacional de GLP

Ultragaz negocia compra da Shell Gas para ser líder

GUILHERME BARROS
EDITOR DO PAINEL S.A.

A Ultragaz, do grupo Ultra, está finalizando a compra da filial brasileira da Shell Gas, a distribuidora de GLP (gás liquefeito de petróleo) do grupo Shell. Com a aquisição, a Ultragaz irá se tornar a maior distribuidora de GLP do país, com uma participação de 24,5% nesse mercado.
De acordo com o que a Folha apurou, a operação deverá ser fechada ainda nesta semana. Com a venda da sua filial, a Shell Gas, que é líder mundial na distribuição de GLP, se afasta do negócio no Brasil.
Além do grupo Ultra, a Shell Gas do Brasil também estava em negociações com a Petrobras. A estatal estudava sua entrada no mercado de gás de cozinha com um canal próprio de escoamento do GLP, que é produzido por ela pela BR Distribuidora. A oferta do grupo Ultra, no entanto, foi superior à da Petrobras.
O objetivo da Petrobras, ao manifestar interesse em entrar no negócio de distribuição do produto no país, era tentar regular o preço do gás de cozinha, já que se trata de um mercado sensível às camadas mais pobres da população e que é dominado por poucas empresas.
Especialistas do mercado acham, no entanto, que, caso a Petrobras entrasse no negócio, seria um retrocesso para o processo de abertura do setor.

Negociação avançada
Procuradas pela Folha, as duas empresas (o grupo Ultra e a Shell Gas) confirmam que as negociações estão avançadas, mas dizem que o martelo ainda não foi batido. A operação só será realmente fechada quando o cheque da compra for assinado pelo grupo Ultra.
O presidente do grupo Ultra, Paulo Cunha, está em viagem de férias ao exterior e só retorna dentro de aproximadamente duas semanas, mas as negociações com a Shell Gas prosseguem com os diretores da empresa.
A Shell Gas começou a atuar no Brasil em 1997 com o objetivo de ampliar sua participação no mercado mundial de GLP. A empresa possui cerca de 250 franqueados em 12 Estados e detém participação de 4,5% no mercado. Sua receita é de cerca de R$ 500 milhões ao ano, com uma venda de 270 mil toneladas por ano de GLP.

Primeira
Já a Ultragaz, fundada em 1937, foi a primeira distribuidora de GLP do Brasil. Atualmente com 20% do mercado, ela é a segunda maior distribuidora de GLP do país.
A líder é a AgipLiquigás, com 21% do mercado. Com a compra da Shell Gas, a Ultragaz torna-se a líder do mercado, com uma participação de 24,5%.
A Ultragaz vende GLP hoje a cerca de 6,7 milhões de domicílios por meio de 2.700 revendedores autônomos. O faturamento da Ultragaz gira em torno de R$ 2 bilhões ao ano, com uma produção de 1,4 milhão de toneladas por ano de GLP.


Texto Anterior: No PR e em MG, reajuste de teles vai à Justiça
Próximo Texto: Petrobras acha óleo no golfo do México
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.