UOL


São Paulo, terça-feira, 01 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobras acha óleo no golfo do México

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Petrobras anunciou ontem uma nova descoberta de petróleo no golfo do México, na área de Chinook. A estatal possui uma fatia de 40% no investimento e tem como sócias a BHP Billiton (40%), a Total (15%) e a Hemerada Hess (15%). As empresas ainda avaliam a capacidade de produção do poço e o tamanho da reserva.
Esta não é a primeira descoberta da Petrobras no golfo do México. No ano passado, a empresa anunciou que encontrara óleo em Cascade, a 32 km de Chinook. A estatal tem 25% de participação no negócio, no qual atua em parceria com a BHP Billiton (50%) e a Devon Energy Corporation (25%).
A produção da Petrobras nos EUA é uma das menores entre seus negócios internacionais. A estatal produz 1,375 mil barris de óleo e 756 mil m3 de gás por dia na região. A perfuração em Chinook foi iniciada em janeiro deste ano e alcançou 8,427 mil metros de profundidade. A coluna de petróleo tem uma extensão de 189 metros, com 79 metros de espessura.
Em comunicado distribuído pela BHP Billiton, o presidente de Exploração e Desenvolvimento de Negócios da empresa, Steve Bell, disse que ainda é cedo para fazer projeções sobre reservas, mas comemorou a descoberta.
A BHP Billiton participa de mais de 340 blocos de exploração no golfo do México. No ano passado, a empresa anunciou descobertas em Cascade, Shenzi e Vortex, todas em águas profundas e ultraprofundas.


Texto Anterior: Energia: Ultragaz negocia compra da Shell Gas para ser líder
Próximo Texto: Petróleo sobe acima de US$ 30 na Bolsa de NY
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.