São Paulo, sexta-feira, 01 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Planejamento tributário é legal, mas "evasão" não

MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

O planejamento tributário é uma necessidade para as empresas brasileiras diante do caos tributário que impera no país. Não seria absurdo dizer que uma empresa que não faz planejamento tributário na atualidade está condenada a desaparecer.
O planejamento pode ser definido como a identificação do caminho mais viável e econômico para cumprir uma obrigação tributária. Também chamado de "elisão fiscal", é uma forma legal de pagar menos tributos.
Planejar o pagamento de tributos não significa deixar de cumprir as obrigações com os fiscos federal, estaduais e municipais.
Assim, a elisão -absolutamente legal- não deve ser confundida com a "evasão fiscal", que significa praticar ato ilícito. Em uma palavra: fuga, ou não pagar tributos.
Fazer um planejamento tributário requer a atuação de advogados especializados no assunto. Exige um estudo da atividade econômica da empresa para verificar se há, na legislação, algum dispositivo que permita pagar menos, mas legalmente.
Pode ser através de um parcelamento; pelo uso de isenções, anistias e remissões; pelo uso de créditos ou pela via da compensação.


Texto Anterior: PF prende 24 por suposto esquema de lavagem
Próximo Texto: Outro lado: Advogado diz que ação foi "ilegal" e critica "abusos"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.