São Paulo, terça-feira, 01 de setembro de 2009

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

Venda de carro deve cair 10% em agosto

As vendas de carros novos devem ter caído cerca de 10% em agosto em relação a julho, o que significa a segunda queda consecutiva depois de o governo ter prorrogado o desconto do IPI na compra de automóveis. Em julho, as vendas já caíram 5,6% em relação a junho.
Esse resultado de agosto é preliminar e foi calculado sem os números de ontem e do fim de semana. Foram vendidos até sexta-feira um total de 238 mil carros novos, 11,2% menos do que os 268 mil registrados em julho. Esse percentual, no entanto, deve cair quando os números do fim de semana e de ontem forem computados.
No acumulado de janeiro a agosto, o resultado das vendas de carros novos ainda deverá ser positivo, em comparação ao ano passado. Foram vendidos 1,97 milhão de carros de janeiro a agosto do ano passado, número que deve ser superado por uma margem pequena neste ano. O crescimento deve ficar em torno de 2%, o que significará uma desaceleração em relação aos 3,5% de expansão nos primeiros sete meses do ano.
A queda nas vendas de agosto em relação a julho pode ser explicada por várias razões. Em primeiro lugar, por uma questão sazonal. O mês de julho teve dois dias úteis a mais do que agosto. A média diária de vendas em agosto deve ter caído muito menos, em torno de 2% ou 3% em relação a julho.
Outro motivo para a redução da venda de veículos pode ser o fim da corrida para a compra antecipada do carro novo com o desconto do IPI, já que o benefício foi prorrogado até setembro. Em junho, por exemplo, o melhor mês da história na venda de automóveis, contou o efeito da antecipação de vendas com a ameaça do fim do desconto de IPI em julho, o que acabou não acontecendo.
Mas há também quem especule que o efeito da redução do desconto do IPI sobre a venda de automóveis já tenha se esgotado e, portanto, as vendas começaram a cair, o que significa que de nada adiantaria uma nova prorrogação do benefício. O comportamento das vendas em setembro será importante para dirimir essa questão.

GLOBALIZADA
A Totvs, empresa brasileira de sistemas de gestão empresarial, vai abrir oito unidades no exterior. Localizadas em Angola, Bolívia, Uruguai, Portugal, Argentina (Córdoba e Mendoza) e Paraguai (duas unidades em Assunção), as unidades integram o modelo de franquias da Totvs, que conta com empreendedores locais para distribuir os produtos da marca. Com as novas franquias, a empresa soma 15 unidades no exterior.

ANÁLISE
O controle de qualidade dos combustíveis será o tema da 10ª edição da Analitica Latin America -evento sobre tecnologia e equipamentos para laboratórios, análises, biotecnologia e controle de qualidade- que será realizado de 8 a 10 de setembro, em SP. Neste ano, a feira terá parceria da Unicamp, segundo Ligia Amorim, diretora-geral da NürnbergMesse Brasil, que promove o evento. "O tema é relevante neste momento em que os mercados buscam padrões de qualidade mundiais e parâmetros que atendam especificações e requisitos ambientais." O Instituto de Química da Unicamp vai apresentar palestra no evento sobre novas tecnologias para o controle de qualidade de combustíveis.

MEIA DÚZIA
A construtora Tenda lançou um projeto chamado Super 6, para a construção de edifícios em quatro meses e entrega em seis meses. A entrada é de 6%, e o cliente terá seis meses sem pagar prestações, segundo a empresa.

CLASSE C
As vendas do shopping Metrô Itaquera, focado na classe C, cresceram 21% de janeiro a julho. O fluxo de clientes aumentou mais -36%. O resultado motivou o shopping a investir R$ 2,8 milhões em marketing neste ano.

DIGITAL
Maria Mandel, diretora da área de inovações digitais da OgilvyOne em Nova York, estará em São Paulo entre hoje e quinta-feira. Ela vai ministrar palestra sobre integração de mídias digitais e celulares.

DENTISTA
A PrimaVida, operadora de plano odontológico empresarial, com sede no Rio, quer ampliar sua atuação para todo o território nacional. A empresa vai credenciar clínicas e consultórios parceiros a partir deste mês.

TERMÔMETRO
O HSBC firmou parceria com a Markit Economics, responsável pelo índice PMI, para o lançamento de cinco índices de países emergentes. Brasil, China e Índia receberão indicadores para o setor de serviços. Coreia do Sul e Taiwan terão um índice para a indústria.

REFORÇO
A aliança com a Markit faz parte da estratégia do HSBC para ampliar sua atuação nos mercados emergentes. A meta do HSBC é alcançar 60% dos seus lucros nesses países em três anos.

SEDENTARISMO
Pesquisa da SulAmérica com mais de 26 mil homens de 19 a 50 anos mostra que 17% são obesos. A maioria deles (60%) é sedentária. Em 2004, a inatividade física atingiu 56,7% dos homens.

CADEIRA
Celyta Jackson, ex-vice-presidente do New York Convention & Visitors Bureau, foi contratada para ser diretora do WTC Design Hotel, do Sheraton São Paulo WTC. Jackson cuidará do projeto de comercialização dos apartamentos design que foram inaugurados em 2008.

SAÚDE
A Fecomercio vai enviar aos deputados de São Paulo hoje um ofício contra a criação da CSS (Contribuição Social para a Saúde).

NA PISTA
A Pirelli fechou contrato com a RM Racing Events para participar do Racing Festival. Os carros serão equipados com o pneu PZero de competição, que são produzidos na planta da Pirelli em Campinas.


com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


Próximo Texto: Lula lança pré-sal com ataque a tucanos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.