São Paulo, quinta-feira, 01 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bovespa avança 8% em outubro e lidera ranking

DA REPORTAGEM LOCAL

A Bolsa de Valores de São Paulo viveu em outubro mais um mês de forte apreciação. A Bovespa avançou 8,02% no período, o que levou os ganhos no ano a 46,87%.
A diferença para as aplicações que rendem juros é bastante grande. Os fundos de renda fixa, a maior categoria do mercado de fundos, deram rentabilidade média de 0,82% no mês recém-terminado e de 10,23% no ano. Os CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) renderam na média 0,91% no mês.
Quem investe no mercado acionário deve entender que seu rendimento não irá, necessariamente, acompanhar a Bolsa muito de perto. Tudo depende das ações que adquiriu e do comportamento de cada uma.
"Não acho que a Bolsa atravesse um período de exagerada euforia. A Bolsa tem sido beneficiada pelo forte fluxo de recursos, com a liquidez internacional voltando a se normalizar", diz Álvaro Bandeira, diretor da corretora Ágora. Para Bandeira, "o cenário para a Bolsa segue positivo no médio prazo", com possíveis realizações pelo caminho.
A interrupção no processo de queda da Selic pelo Copom em sua última reunião é interessante para aplicações que seguem de perto as oscilações dos juros, como os fundos DI. A baixa da Selic acaba por engolir parte da rentabilidade oferecida por essas aplicações. No mês, os fundos DI deram retorno médio de 0,88%.
O dólar se desvalorizou em 5,29% no mês. (FV)


Texto Anterior: Bovespa avança 1,45%, e dólar cai a R$ 1,737
Próximo Texto: Pão de Açúcar ameaça liderança do Carrefour
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.