São Paulo, domingo, 01 de novembro de 2009

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Tesouro Direto ainda é boa opção para a aposentadoria

O prêmio no Tesouro Direto, sistema de negociação de títulos públicos pela internet, diminuiu em relação a semanas atrás, mas ainda vale a pena para quem está de olho na poupança para o futuro. As melhores oportunidades estão nos vencimentos mais longos e, portanto, para quem puder deixar o dinheiro aplicado até o vencimento do título, orientam economistas.
Os juros futuros projetam a taxa Selic entre 13% e 13,5%, em 2012.
Segundo o economista-chefe da consultoria LCA, Bráulio Borges, a série NTN-B (Nota do Tesouro Federal, série B), atrelada à inflação, é indicada, principalmente, para quem pode manter o papel até a maturidade do título.
"Não oferece mais rentabilidade de 8%, mas paga juros reais de cerca de 6,5%", afirma Borges.
O título com rentabilidade vinculada à variação do IPCA, acrescida de juros definidos no momento da compra e com vencimento em maio de 2015 pagava na sexta-feira juros de 6,73% ao ano.
De acordo com analistas, as NTN-F, prefixadas, também são boas opções.
A rentabilidade está associada à incerteza que ronda o Banco Central, com a possível saída do presidente Henrique Meirelles e de alguns diretores, além do impacto da taxação do IOF.

ALÉM DA CHINA
O secretário de Comércio da Tailândia, Vachara Phanchet, lidera uma delegação oficial ao Brasil, basicamente para mostrar que a Ásia não é só a China, e que tanto São Paulo pode ser a porta de entrada do continente na América Latina, quanto Bangkok pode fazer o papel inverso. Visitaram ministérios em Brasília e a Fiesp e a Associação Comercial em São Paulo. Na sexta-feira, os contatos foram na Firjan, no Rio de Janeiro. O comércio bilateral foi de apenas US$ 3 bilhões em 2008, mas a intenção é aumentar investimentos e trocas em áreas que vão do turismo a componentes e peças de automóveis. "Nossas possibilidades de parcerias são infinitas", afirma Phanchet.

DE PAPEL
A Asia Pulp & Paper, uma das maiores indústrias de papel e celulose do mundo, acaba de criar a empresa coligada Cathay, no Brasil, onde operava apenas com representante. No país, aumentou o volume de vendas de cerca de 34 mil toneladas em 2007, para 90 mil toneladas em 2009. A meta da empresa, que já trabalha com linha editorial, é expandir para a linha industrial, segundo Geraldo Ferreira, que vai comandar a Cathay.

CNPJ da Nossa Caixa pode ser extinto logo

O CNPJ da Nossa Caixa será extinto no próximo dia 30, se a assembleia de acionistas do Banco do Brasil e da instituição financeira paulista aprovar a sua incorporação.
"Isso era previsto apenas para março do ano que vem, quando a operação completará um ano", lembra Demian Fiocca, diretor-presidente da Nossa Caixa.
O banco comemora o crescimento do volume de desembolso no empréstimo consignado e no capital de giro. Nessa última linha, o aumento foi de mais de 60%, na média semanal de julho deste ano a outubro de 2009, ante o mesmo período de 2008, segundo a Nossa Caixa.
Taxas de juros de alguns produtos também recuaram. A linha Giro Nossa Caixa Flex, por exemplo, para empresas, tem taxas de juros a partir de 1,55% ao mês com até 36 meses para pagamento. Antes de julho, os juros eram de 4,5% ao mês.

PREOCUPADOS 1
Enquanto a maior preocupação no mundo hoje é a economia global, no Brasil, a população está mais apreensiva com a violência, segundo a pesquisa HSBC Climate Confidence Monitor 2009, feita em 12 países. As mudanças climáticas são o quarto problema mais citado, tanto no Brasil quanto fora, com 13% e 14% das indicações, respectivamente.

PREOCUPADOS 2
No Brasil, só 17% dos entrevistados consideram que estimular a economia nacional durante a crise tem mais importância que conter mudanças climáticas. Nos EUA, o percentual foi de 48%, segundo a pesquisa do HSBC. O cumprimento da meta de redução de emissão de gases, que deverá ser adotada na COP-15, tem apoio de 90% dos brasileiros.


com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


Próximo Texto: Albert Fishlow: Aonde vamos?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.