São Paulo, terça-feira, 01 de dezembro de 2009

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Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Índice aponta forte atividade da indústria no 4º trimestre

A atividade da indústria brasileira teve acentuada expansão em novembro, de acordo com a medição do índice HSBC PMI, que é o primeiro referente ao setor a ser divulgado todo mês. De 53,7 pontos em outubro, passou para 55,5 pontos no mês passado.
O indicador é obtido a partir de pesquisas com empresários do ramo que respondem se a sua produção aumentou, diminuiu ou ficou estável no período. Uma ponderação leva à leitura final -acima de 50 pontos, significa crescimento das manufaturas, e abaixo, contração.
O índice é composto por cinco dados: novos pedidos, produção, emprego, prazo de entrega dos fornecedores e estoque de insumos. Todos apresentaram robusta melhora em novembro.
"O fato de os industriais estarem de fato contratando é especialmente positivo porque significa confiança e expectativa de boas vendas nos próximos meses. Se existe muita incerteza, preferem usar outros estratagemas, como ampliar o número de turnos na fábrica, antes de expandir seus quadros", diz André Loes, economista-chefe do HSBC.
Nem todos os segmentos do setor manufatureiro podem comemorar, entretanto. Os que dependem de exportações demoram para se reerguer, e o têm conseguido somente porque passaram a desviar uma parte da sua produção para o mercado interno.
Segundo Loes, a expectativa é que dezembro também registre números bastante positivos de atividade industrial, o que ajudaria a impulsionar o PIB do país no quarto trimestre.

"O fato de os industriais estarem de fato contratando é especialmente positivo porque significa confiança e expectativa de boas vendas"
ANDRÉ LOES
economista-chefe do HSBC

DOCE VAMPIRO

O filme "Lua Nova", continuação da saga "Crepúsculo", ocupou o melhor lugar no ranking de bilheterias do Brasil pelo segundo final de semana consecutivo após a estreia.
A adaptação do livro de Stephenie Meyer, que conta a história de amor de um vampiro, teve distribuição maior do que a de "Crepúsculo" pela Paris Filmes. Foram 770 salas de cinema, ante 320 do primeiro episódio.
O total das receitas de bilheteria, que deve alcançar R$ 40 milhões no país, já bateu em R$ 25 milhões, segundo Marcio Fraccaroli, presidente da Paris Filmes. Nos EUA, a projeção é de US$ 350 milhões. "O primeiro fim de semana é das fãs. Depois vai um novo público que conquistamos com a série, o da mulher madura."
O próximo da mesma saga, "Eclipse", que estreia no ano que vem, pode superar os números atuais. "Faremos um lançamento ainda maior."
A expectativa de que uma cena do casal protagonista na série seja filmada no Rio pode potencializar o negócio. "Estamos negociando com a produtora para rodar no Brasil. Daria amplitude, pois gera curiosidade."

VIZINHANÇA
O governador José Serra pediu ontem à liderança do governo na Assembleia para que retire do projeto sobre ICMS o dispositivo que permite ao fisco paulista responsabilizar solidariamente contribuintes de outros Estados nas autuações feitas a paulistas. A retirada visa ao reexame jurídico da matéria, segundo o governo. O dispositivo havia sido noticiado pela "Folha" anteontem.

PRÉ-SALGADO
Das 27 agências de publicidade que adquiriram o edital de concorrência para a conta da Petrobras, 19 apresentaram propostas ontem. Serão três as escolhidas pela companhia, até o dia 30 de janeiro de 2010, quando terminam os contratos com F/ Nazca, Heads e Quê. O valor é de R$ 62,5 milhões ao ano, para cada uma das agências, por dois anos, renováveis pelo mesmo período.

AQUECIDO
O comércio do Estado do Rio registrou aumento de 2,3% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo a Fecomércio-RJ. Os segmentos com maiores avanços foram os de supermercados (4,2%), farmácias e perfumarias (4,5%). Estimuladas pela redução do IPI, as lojas de departamentos (5,4%) e de utilidades domésticas (3,9%) também se destacaram.

PAPAI NOEL
A promoção de Natal do Shopping Eldorado, que começou no último dia 15, já registra tíquete médio de compra de R$ 1.000, o dobro do Natal de 2008. Depois do Dia da Criança, o Natal é a data mais importante para o setor de brinquedos. A rede PBKids projeta alta de até 10% no valor do gasto médio dos clientes, para R$ 134,00. O estoque foi reforçado com volume 15% acima de 2008.


com JOANA CUNHA e DENYSE GODOY


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