São Paulo, segunda-feira, 02 de março de 2009

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

Confiança de economistas começa a melhorar, diz pesquisa

A esperança dos economistas brasileiros de melhora no cenário futuro do país começa a aumentar, segundo Estudo da Fecomercio de São Paulo e da OEB (Ordem dos Economistas do Brasil).
Em fevereiro, o ISE (Índice de Sentimento dos Especialistas em Economia) registrou alta de 1,4% em relação ao mês anterior, passando de 74 pontos para 75,1 pontos.
O levantamento é realizado mensalmente com cerca de cem economistas renomados do Brasil.
Apesar desse aumento, o indicador ainda permanece em nível considerado pessimista, abaixo dos cem pontos. O ISE varia de zero, que representa pessimismo total, a 200, otimismo total.
A retomada da esperança entre os economistas se baseia nas expectativas futuras. Nas projeções para os próximos 12 meses, o sentimento dos economistas começa a atingir um patamar de otimismo. A parte do índice que mede as expectativas de prazo mais longo registrou alta de 5,9% em fevereiro, passando de 94,8 pontos para 100,4 pontos.
"A alta apresentada pelo índice foi puxada principalmente pelas expectativas futuras dos economistas, estimulados pelas medidas pontuais tomadas pelos governos federal e estaduais para estimular o consumo", afirma Kelly Carvalho, economista da Fecomercio.
"A inflação ainda não registrou um patamar tão exorbitante, que possa contaminar a economia, mas ainda persiste uma incerteza sobre o que vai acontecer agora com o emprego", afirma.
Já a percepção do cenário atual, que também compõe o índice, não anda tão bem -caiu 6,5%, de 53,3 pontos para 49,8 pontos. "No curto prazo, os analistas ainda estão inseguros", diz Carvalho.
Apesar da melhora apresentada pelo indicador de expectativas em fevereiro em relação a janeiro, a Fecomercio afirma que ainda é cedo para definir uma reversão de tendência do índice.

C&A lança campanha com três tops para coleção de inverno

A C&A lança sua primeira campanha publicitária estrelada por um trio de tops na quarta, em um intervalo exclusivo do "Jornal Nacional". Trata-se de um filme de 60 segundos no qual as tops Carol Trentini, Emanuela de Paula e Alessandra Ambrósio desfilam em um cenário inspirado em uma obra tridimensional do artista holandês Escher.
Pela primeira vez também, o filme estará no YouTube antes de ir ao ar.
Segundo o diretor de marketing da empresa, Élio França, a escolha de três e não de uma modelo para representar a marca busca reproduzir a diversidade da mulher brasileira.
A campanha, que apresenta a coleção de inverno da rede, também inclui a decoração das lojas com o cenário do filme veiculado na televisão.

DE OLHO

A Dimension Data, empresa de TI, começou a exportar em janeiro o serviço de monitoramento do ambiente de comércio eletrônico desenvolvido no Brasil ao México. Em abril, o produto, que permite comparar preços de e-commerce, velocidade e qualidade de sites, também será oferecido no Canadá. Segundo o vice-presidente de operações da empresa, Emerson Murakami, a crise econômica aumentou a procura pelo serviço, que ajuda na definição de preços dos produtos vendidos on-line. "Os preços na internet mudam a toda hora. O software monitora isso a cada cinco minutos." Neste ano, a empresa também planeja oferecer o serviço de monitoramento de operações feitas por conexão via celular.

DEPOIS
Chega às livrarias "O que fazer depois da crise: A Contribuição do Desenvolvimentismo Keynesiano" (editora Contexto, 224 págs.), de João Paulo de Almeida Magalhães, que foi economista-chefe do núcleo de planejamento do governo Jânio Quadros. Para o autor, é possível, com enfoque de longo prazo dos procedimentos usados por John Keynes, eliminar o subdesenvolvimento brasileiro.

ESTÁVEIS
A prioridade de 82% das famílias de classe C em seus projetos de vida é a estabilidade econômica, segundo pesquisa feita pela agência McCann Erickson com mil famílias em São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Goiânia. Em seguida, estão trocar a mobília (78%) e, em empate, a garantia de ensino superior aos filhos e a expansão dos gastos com lazer da família (75%).

AMENA
Albert Fishlow (Universidade de Columbia) participa do 3º Seminário Internacional sobre Renda Fixa em Mercado de Balcão, que a Andima e a Cetip promovem em SP neste mês. Para ele, a expansão do consumo das classes menos favorecidas, os preços internacionais favoráveis à exportação e o espaço para o BC cortar juro podem amenizar os impactos da crise no Brasil.

NA MESA
O setor de massas alimentícias registrou faturamento de R$ 5 bilhões em 2008, contra R$ 4,51 bilhões no ano anterior, segundo dados da Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias).

DESEMBARQUE
Camiel Eurlings, ministro dos Transportes, Obras Públicas e Manejo da Água da Holanda, desembarca no Brasil nesta semana para avaliar potenciais investimentos no país, principalmente no setor de logística, transporte e construção naval. Na quarta, visita a cidade de Rio Grande, para conhecer o estaleiro Rio Grande.

LÍDER
A 3M do Brasil recebeu no mês passado 50 executivos de 15 países para participar do primeiro Curso de Desenvolvimento de Lideranças da América Latina. O foco é a inovação e o desenvolvimento de profissionais.

com CRISTIANE BARBIERI (interina),JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


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