São Paulo, sexta-feira, 02 de abril de 2010

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Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Movimentos sociais vão à ONU contra Belo Monte

Movimentos sociais e ONGs encaminharam ontem à ONU (Organização das Nações Unidas) um manifesto no qual pedem que a entidade organize uma missão especial à região de Altamira, no Pará, a fim de tomar conhecimento dos impactos da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.
No documento, os signatários -cerca de cem instituições, que representam mais de 40 comunidades de 11 municípios- reclamam da suposta "pressão" exercida pelo governo e por empresas para que a usina recebesse licença do Ibama para a sua construção, da "falta de consulta prévia às comunidades atingidas" e das "fragilidades dos estudos de impacto ambiental do empreendimento".
Solicitam, ainda, que sejam realizados levantamentos a respeito das consequências da construção da usina para as populações que vivem na região, que incluem ribeirinhos e agricultores. Alguns membros de movimentos sociais também dizem que estão até sendo ameaçados de morte por se colocarem contra Belo Monte.
O manifesto foi endereçado a sete relatorias da ONU, como a de independência de magistrados e advogados e a de defensores de direitos humanos.
"Encontramo-nos com assessores dessas relatorias no início do mês passado. Há uma preocupação geral pelo tamanho da obra -o volume de terra a ser retirado equivale ao da construção do canal do Panamá-, por estar sendo tão acelerada e pelo fato de se localizar no meio da Amazônia", afirma Andressa Caldas, diretora da ONG Justiça Global.

PERFUMARIA

A Vita Derm está ampliando a sua atuação no mercado por meio de diferentes canais de vendas. O foco da companhia está em três segmentos: o de mercado profissional, para cabeleireiros, esteticistas; o de varejo, como perfumarias e farmácias; e as franquias. "O cliente quer comprar o produto independentemente do canal de venda. Estamos apostando no segmento de multimarcas", afirma Marcelo Schulman, presidente da empresa, especializada em tratamento cosmético. A companhia planeja fechar este ano com 360 pontos de venda -40 a mais do que o registrado no ano passado. Do total, 24 serão novas franquias. Os investimentos são de cerca de R$ 7 milhões, de acordo com Schulman.
A Vita Derm também pretende retomar, no segundo semestre, um processo de internacionalização da marca. Já tiveram início as negociações com distribuidores em Dubai, Angola, Israel e Paraguai. Para responder ao aumento esperado da demanda, a companhia planeja, para o final deste ano e começo do próximo, a construção de uma nova unidade fabril.

ONDA

A marca de roupas e acessórios de surfe O'Neill chega oficialmente ao Brasil. A empresa Active Brands distribuirá os produtos da marca com exclusividade, em lojas multimarcas. O processo de escolha do licenciado no país foi demorado, segundo Eppo van Berckelaer, diretor global de marketing da empresa. "Foram dois anos até encontrarmos o parceiro certo, que entendesse a cultura do surfe", diz. O mercado brasileiro tem grande potencial, segundo ele. O lançamento da primeira coleção está previsto para agosto. O faturamento anual da marca, nos 85 países onde atua, é de cerca de US$ 450 milhões.

CAÇA-PRÊMIO 1
Mais de 20% dos lares brasileiros aderiram a algum tipo de ação promocional em busca de prêmios, entre setembro e dezembro de 2009, segundo estudo da Kantar Worldpanel, que abordou 8.200 domicílios em mais de cem categorias das cestas de alimentos, bebidas, higiene pessoal e produtos de limpeza.

CAÇA-PRÊMIO 2
Do total de entrevistados pela Kantar Worldpanel, 54% participaram por meio de envio de cupom. Outros 38% usaram mensagens SMS e 12% participaram pela internet, com código de embalagem. De acordo com a pesquisa, Unilever, Coca-Cola e Magazine Luiza foram as empresas que obtiveram a maior adesão de suas promoções com os consumidores.

DE CINEMA 1
O ator John Malkovich tenta recuperar US$ 2,23 milhões perdidos no esquema de fraude do megainvestidor Bernard Madoff, de quem foi cliente. Seus advogados entraram ontem com representação na Corte de Falências de Manhattan contra a decisão de Irving Picard, encarregado de recuperar investimentos de Madoff, de devolver ao ator US$ 670 mil.

DE CINEMA 2
Assim como outros antigos clientes de Bernard Madoff, John Malkovich não concordou com o método que foi utilizado para calcular as suas perdas e afirma que tem muito mais para receber do fundo, de acordo com a declaração contábil de 30 de novembro de 2008, a última antes da prisão de Madoff, que aconteceu 11 dias depois.


com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK, DENYSE GODOY e PAULO ARAUJO


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