São Paulo, quarta-feira, 02 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Joost passará na internet a programação da CNN

Site criado pelos pais do Skype anuncia expansão

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

Pelo andar da carruagem, seu próximo controle remoto será o mouse de seu computador.
Dando seqüência a uma série de novos serviços que misturam internet e televisão, ontem o Joost (www.joost.com), site que transmite filmes, desenhos animados, videoclipes e programas gratuitamente, anunciou que ainda neste mês ficará totalmente aberto ao público (hoje, o acesso é por convite).
Além disso, ele acaba de incorporar ao seu cardápio a programação da rede de notícias CNN, ampliando a oferta, que já conta com produções de empresas como a Viacom, a Warner Music e a rede CBS.
A BBC, por sua vez, decidiu agir por conta própria. Anunciou ontem que seu serviço de TV via internet deverá ser lançado até o final deste ano.
O iPlayer, que ainda está em fase de teste, dará acesso por sete dias aos programas da emissora, permitirá o dow-nload de séries, que poderão ser arquivadas por um mês, e fará transmissões ao vivo.
A Sony também adentrou no mundo da TV via internet. Na semana passada, colocou no ar o EyeVio (eyevio.jp), site de compartilhamento de vídeos que oferece uma navegação simples e um visual caprichado, mas até o momento está disponível apenas em japonês.

Dupla dinâmica
Atualmente um dos projetos mais ambiciosos da internet, o Joost foi criado pelos mesmos desenvolvedores da rede de troca de arquivos Kazaa e do programa de conversa via internet Skype, Niklas Zennstroem e Janus Friis, que agora prometem mudar a maneira como as pessoas assistem TV.
Desde seu lançamento, o Joost só podia ser acessado por quem recebesse um dos disputados convites, restritamente concedidos por quem já fosse membro do site.
Ontem, porém, seus usuários passaram a ter um número ilimitado de ingressos para serem distribuídos livremente, o primeiro passo para que o Joost seja finalmente aberto a todos os internautas, o que está prometido para acontecer até o final deste mês.
Com isso, todo mundo poderá desfrutar dos cerca de 150 canais do site. Para isso, basta acessar o endereço, fazer o download de um pequeno programa e dispor de uma conexão de internet de banda larga -e, por enquanto, de um convite que garanta o acesso ao clube.
O site segue a tendência que já vinha se revelando com o sucesso do YouTube (www.youtube.com), do Google, e com o Soapbox (soapbox.msn.com), da Microsoft.


Texto Anterior: News Corp. faz oferta de US$ 5 bi por Dow Jones
Próximo Texto: Negócios: Teles debatem venda de Telecom Italia à Telefónica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.