São Paulo, quarta-feira, 02 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NEGÓCIOS

Teles debatem venda de Telecom Italia à Telefónica


JANAÍNA LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

Está marcada para hoje uma série de reuniões entre administradores e acionistas das empresas de telecomunicações que atuam no país. O objetivo é discutir a venda, no último sábado, da Olimpia, holding controladora da Telecom Italia, para um consórcio liderado pela espanhola Telefónica.
No Brasil, a Telecom Italia é dona da TIM (telefonia celular) e de parte da Brasil Telecom (fixa). A Telefónica, por sua vez, comanda a telefonia fixa no Estado de São Paulo e tem 50% da Vivo, maior concessionária móvel do país. Unidas, TIM e Vivo têm cerca de 54% do mercado de celular no país.
Para analistas, a estratégia dos espanhóis ao comprar a controladora da tele italiana faz sentido.
"De um lado, abortou os planos do mexicano Carlos Slim [que detém no país Claro e Embratel] de adquirir participação na Telecom Italia, o que poderia eventualmente afetar as operações da Vivo", disse em relatório Carlos Constantini, especialista do Unibanco para o setor.
"De outro, dá à Telefônica a alternativa de escolher entre diferentes cenários para competir na arena brasileira de "wireless" [comunicação sem fio]."


Texto Anterior: Joost passará na internet a programação da CNN
Próximo Texto: Comércio exterior: Para Bernanke, isolacionismo é ruim à economia dos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.