São Paulo, sexta-feira, 02 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maior fundo de pensão dos EUA diz que status não altera planos

DANIEL BERGAMASCO
DE NOVA YORK

O status de grau de investimento concedido anteontem ao Brasil pela agência de análise de risco Standard & Poor's não altera os investimentos que o Calpers (California Public Employees Retirement System), maior fundo de pensão dos Estados Unidos, faz no país, disse ontem o porta-voz da entidade à Folha.
O Calpers, que pertence a trabalhadores aposentados da Califórnia, o Estado mais rico dos EUA, concentra atualmente no Brasil pouco mais de US$ 1 bilhão dos US$ 245 bilhões que investe em todo o mundo.
Como é natural para os fundos de pensão, trata-se de um investidor altamente conservador, centrado em investimentos de baixo risco, como imóveis e renda fixa, e preocupação com a análise das agências de risco.
Conquistar o grau de investimento -que indica que um país é um pagador confiável de suas dívidas- é, em geral, muito importante para que esses investidores com grande aversão a risco confiem no país.
Mas por que, então, isso não se aplica à posição do Calpers sobre o Brasil com a elevação?
"Desde 2005 nós investimos em opções como renda fixa em países que estão um nível abaixo do grau de investimento, como era o caso do Brasil na análise da Standard & Poor's. Essa promoção de nível significa para nós apenas um degrau acima, o que é bom, mas não é um marco de virada. Nós já tínhamos o Brasil como um mercado importante", diz Clark McKinley, porta-voz do fundo.
Segundo McKinley, não existe previsão de aumentar a massa de investimento no Brasil em curto prazo.
"É claro que nós estamos interessados no Brasil como um dos quatro grandes mercados emergentes, ao lado de China, Rússia e Índia. Seria besteira para qualquer investidor negligenciar o Brasil hoje em dia. Investidores espertos não podem mais ignorar os mercados emergentes", ele afirma.


Texto Anterior: Artigo: Talvez agora reclamem das agências de risco
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.