São Paulo, sábado, 02 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INVESTIMENTO

Poupança deve mudar até junho, afirma ministro

JULIANA ENNES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As novas regras de remuneração para a caderneta de poupança já deverão estar valendo até a próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que será realizada nos dias 9 e 10 de junho, de acordo com o ministro da Comunicação Social, Franklin Martins.
Com a tendência de queda da taxa de juros desde janeiro, o rendimento da poupança começa a ser superior ao de títulos privados como o CDB. Com isso, o governo teme que a poupança atraia grande números de investidores.
"O princípio das mudanças de remuneração está em não deixar que a poupança se transforme em um investimento, porque investimento tem que ter risco", disse Martins.
Segundo Martins, o governo não decidiu como será feita a limitação. "Se não houver consenso, o presidente arbitrará."
Entre as possibilidades, uma opção é a de indexar a poupança à Selic. Isso traria o benefício de acompanhar a queda dos juros. "Mas, se a taxa voltar a subir, teria que mexer de novo nas regras." Outra opção seria a tributação por faixas, caso em que quanto maior for o montante, menor será o rendimento.


Texto Anterior: Abril superou março em vagas, diz Lupi
Próximo Texto: Venda de carros nos EUA dá maior freada em 30 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.