São Paulo, sábado, 02 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venda de carros nos EUA dá maior freada em 30 anos

Em concordata, Chrysler anuncia o pior resultado entre as montadoras que atuam no país

Com vendas 32% menores em abril, Ford ultrapassa Toyota no mercado dos EUA; já a Fiat volta a manifestar interesse pela Opel, da GM


DA REDAÇÃO

As vendas de veículos nos Estados Unidos em abril foram as piores em quase 30 anos, segundo dados preliminares divulgados ontem, contrariando as expectativas de que a indústria automotiva começaria a dar sinais de recuperação. A estimativa é que o mercado tenha encolhido entre 35% e 40% em relação a 2008.
Após entrar em concordata, anteontem, a Chrysler divulgou que suas vendas caíram 48% no mês passado -foi o pior desempenho entre as montadoras que atuam nos EUA.
Com uma queda de 42%, a japonesa Toyota foi ultrapassada pela Ford, cujas vendas declinaram 32% no mês. A Ford, que anunciou prejuízo inferior ao esperado, de US$ 1,43 bilhão no primeiro trimestre, é a única das chamadas Três Grandes de Detroit (GM, Ford e Chrysler) a operar sem empréstimos de emergência do governo.
Já a GM vendeu 34% menos, enquanto a Honda registrou um decréscimo de 25%. "Continuamos a operar em um ambiente econômico extremamente desafiador", disse Ken Czubay, vice-presidente de marketing da Ford.
O mercado de automóveis nos EUA responde por cerca de um quinto do movimento do varejo do país em volume, e é um dos principais indicadores de demanda no país. Em termos anuais, a tendência de vendas de veículos comerciais leves para abril indicaria um total anual entre 9 milhões e 10 milhões de unidades comercializadas para 2009.

Opel
Após selar a aliança com a Chrysler, a Fiat quer agora fechar um acordo com a Opel -braço da General Motors na Europa-, que seria seu "parceiro ideal", afirmou ontem o presidente da Fiat, Sergio Marchionne. Para analistas, seria um bom negócio para a Opel, mas um grande risco para a montadora italiana.

Com a Reuters
Tradução de PAULO MIGLIACCI



Texto Anterior: Investimento: Poupança deve mudar até junho, afirma ministro
Próximo Texto: Chrysler pede rapidez na reestruturação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.