São Paulo, domingo, 2 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Celebração vem dos EUA

da Reportagem Local

O Dia do Trabalho, comemorado em 1º de Maio, surgiu há mais de cem anos nos EUA. Em 1884, a Federação das Organizações Sindicais do país aprovou uma resolução estabelecendo como objetivo dos trabalhadores obter uma jornada de trabalho de oito horas por dia.
Naquela época, a jornada chegava a 14 horas diárias.
A intenção da entidade era que a nova jornada de trabalho fosse adotada a partir de 1º de maio de 1886. Uma greve geral foi decretada para pressionar empresários e autoridades.
O movimento pela jornada de oito horas cresceu, principalmente em Chicago, onde era organizado pela Associação Internacional dos Trabalhadores.
No dia 1º de maio, os protestos em Chicago eram grandes e contavam com o apoio de várias categorias.
Em 3 de maio, a polícia entrou em confronto com grevistas numa fábrica, matando quatro pessoas.
Desde aquele ano, o 1º de Maio foi se transformando em uma data festiva dos trabalhadores e representativas de suas reivindicações.
Agora, o Dia do Trabalho nos EUA é celebrado em setembro. Segundo organizações não-governamentais, as autoridades mudaram a data para encobrir o caráter reivindicatório e a história de conflito entre patrões e empregados. (ME)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.