São Paulo, terça-feira, 02 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INVESTIMENTO

Meirelles diz que há euforia de estrangeiros

GRACILIANO ROCHA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse ontem que há "excesso de otimismo" e "euforia demais" dos investidores estrangeiros em relação à forma com que o Brasil lida com a crise internacional.
Segundo ele, o Brasil se tornou uma opção atraente para os investimentos estrangeiros porque o país, ao lado da China, deverá ser menos afetado pela retração do que os países desenvolvidos.
Indicadores como o nível das reservas internacionais (US$ 205 bilhões), a redução do endividamento do setor público (38% do PIB) e o aquecimento de setores da economia sem o risco de um surto inflacionário são fatores que ajudaram a atrair investimentos externos e mostram que o país sairá da crise "mais forte do que entrou".
"O mercado internacional corre o risco de estar um pouco eufórico demais com o Brasil", disse.
"Por um lado é bom porque o investimento direto está aumentando, e as empresas estão captando. Na Bolsa de Valores começa a haver oportunidade para o lançamento de ações. Tudo isso é positivo. Nós estamos alerta, acautelados e dizemos que excesso de otimismo é perigoso", disse em palestra na Federasul (Federação das Associações Comerciais do RS), na capital gaúcha.
Um dos problemas do "excesso de otimismo" é o fluxo de investimento estrangeiro, que provoca valorização do real ante o dólar, o que tende prejudicar as exportações.


Texto Anterior: Focus: Mercado eleva previsão de queda do PIB em 2009 para 0,7%
Próximo Texto: Câmbio: IOF pode mudar, diz secretário; Fazenda nega
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.