São Paulo, terça-feira, 02 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CÂMBIO

IOF pode mudar, diz secretário; Fazenda nega

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O secretário de Comércio Exterior, Welber Barral, disse que o governo está discutindo se voltará a cobrar IOF sobre investimentos estrangeiros em renda fixa. Essa é uma das possibilidades para tentar conter a desvalorização do dólar, que afeta negativamente as exportações.
"Há um debate sobre medidas de intervenção no câmbio. Sobre taxação ou não", disse Barral. Ele disse, em seguida, que a dúvida é sobre qual o momento de adotar a medida.
A declaração de Barral é contrária ao que afirmou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, na sexta-feira passada. Mantega negou que o governo tenha intenção de voltar a cobrar o IOF dos estrangeiros. A medida já foi usada no passado para segurar o dólar. Ontem, o Ministério da Fazenda reiterou a negativa do ministro.
Barral disse, ainda, que o Ministério do Desenvolvimento defende a redução da taxa básica de juros como o melhor método para evitar que o dólar se desvalorize ainda mais. Ele ressaltou que a valorização cambial torna as exportações menos competitivas principalmente de têxteis e calçados.


Texto Anterior: Investimento: Meirelles diz que há euforia de estrangeiros
Próximo Texto: Exploração do pré-sal: Governo diz que regras saem em duas semanas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.