São Paulo, sexta-feira, 02 de julho de 2004

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PESQUISA

Para CNI, resultado ainda não reflete a melhora do cenário econômico

Consumidor está menos confiante

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O consumidor brasileiro ainda não percebeu os sinais de recuperação da economia e está pessimista. A avaliação é da CNI (Confederação Nacional da Indústria) com base no Índice Nacional de Expectativa do Consumidor, divulgado ontem, que mostra um recuo na confiança do brasileiro.
O resultado mostra uma queda de 2,3% no índice no último trimestre em relação aos primeiros três meses do ano. Na comparação com o segundo trimestre de 2003, a queda foi ainda maior: 7,7%. O índice é elaborado a partir de pesquisa de opinião realizada com 2.000 pessoas em todos os Estados.
"Não chegou a mim essa recuperação [da economia]. Estou um pouco frustrado. Em palavras bem simples, é isso o que o consumidor está sentindo", afirmou o coordenador da unidade de política econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.
Ele avalia que, embora o índice mostre uma "certa limitação" na intenção de compras por parte do consumidor, o dado não pode ser visto isoladamente.
Para ele, outros indicadores econômicos, como índice de desemprego e produção, apontam para uma melhoria no cenário econômico. "O consumidor ainda não percebeu isso. Há uma dissintonia entre a produção e o consumo", afirmou.
Ele lembra que, no segundo trimestre do ano passado, enquanto a situação econômica era conturbada, o consumidor tinha uma percepção diferente e estava muito otimista.
O principal motivo para a falta de otimismo dos consumidores hoje foi a expectativa de uma alta na inflação. Quando questionados sobre o comportamento dos preços nos próximos seis meses, 59% dos entrevistados disseram que haveria alta. No trimestre anterior, 51% das pessoas apostavam no aumento da inflação.
Por esse motivo, o indicador "expectativa de inflação" registrou queda de 21,4% em relação ao ano passado e 5,5% na comparação com o primeiro trimestre de 2004.
O único dos oito indicadores que compõem o índice da CNI com resultado positivo foi "medo do desemprego". O indicador teve um aumento (melhora) de 4,1% em relação ao segundo trimestre de 2003. Na comparação com o primeiro trimestre deste ano, a melhora foi de 0,9%.
Para Castelo Branco, o próximo índice de expectativa do consumidor mostrará mais otimismo.


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