São Paulo, sexta-feira, 02 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REAJUSTE

Para o consumidor residencial, alta será de 14,7%; para empresa, de 24%

Conta de luz sobe em média 17,91% em SP no domingo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A tarifa da Eletropaulo -distribuidora de energia que atende 5,1 milhões de consumidores na região metropolitana de São Paulo- aumenta em média 17,91% no domingo. Para os consumidores residenciais, o aumento será de 14,69%, e, para os grandes consumidores (comerciais e industriais), de 24,03%. A alta do dólar foi o que mais pesou no reajuste.
O reajuste médio autorizado ontem pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) foi de 18,62%, mas, por enquanto, não poderá ser repassado integralmente para o consumidor. Nos 12 meses terminados em maio, o IGP-DI ficou em 7,97%.
O repasse integral do aumento estará suspenso enquanto a Cesp (Companhia Energética de São Paulo), geradora de energia elétrica do governo do Estado de São Paulo, permanecer inadimplente com encargos do setor elétrico.
Devido à inadimplência, a tarifa de venda de energia da Cesp para a Eletropaulo não foi reajustada e, da mesma forma, a Eletropaulo não fez o repasse na conta. Por meio da assessoria de imprensa, a Cesp disse que a situação deve ser resolvida na próxima semana.
De acordo com a Aneel, quando a Cesp pagar os encargos que deve, haverá um complemento para o reajuste de tarifas da Eletropaulo. Quando isso acontecer, a tarifa para o consumidor residencial terá subido 15,36%, e, para os consumidores industriais, o aumento terá chegado a 24,81%.
A direção da Eletropaulo ainda não calculou o impacto do aumento nas suas receitas. "Não sabemos se o reajuste cheio, de 18,62%, será suficiente para cobrir aumentos de custos", disse o diretor Carlos Augusto Brandão.
Segundo ele, 70% do reajuste é repassado automaticamente para os diversos fornecedores de energia da empresa e para o pagamento de encargos setoriais. Esses itens aumentaram em média 14% nos últimos 12 meses.

Dólar
O dólar foi a principal causa do aumento de tarifa da Eletropaulo. Considerando o índice total de 18,62%, a alta da moeda norte-americana representou 7,4 pontos percentuais. Ou seja, 39,7% do aumento foi causado pelo dólar.
Em 2002, por causa da instabilidade causada pelas eleições, o dólar subiu muito. Por isso, em 2003, o governo "congelou" o repasse da alta desse custo para a tarifa. Os valores que deveriam ter sido repassados no ano passado estão indo para a tarifa, de forma parcelada, neste ano e em 2005.
O repasse do "congelamento" do dólar representou 4,1 pontos percentuais em 2003 e mais 3,3 pontos neste ano.
O dólar tem influência na tarifa de energia cobrada pelas distribuidoras de energia devido à hidrelétrica de Itaipu. Por ser uma empresa binacional (Brasil-Paraguai), a geradora vende energia em dólar.


Texto Anterior: Luís Nassif: A geração do Real
Próximo Texto: Pesquisa: Consumidor está menos confiante
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.