São Paulo, quarta-feira, 02 de julho de 2008

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Rede Starbucks fecha 600 lojas nos EUA

Redução, atribuída à crise econômica e à maior concorrência, deve afetar cerca de 12 mil funcionários

DA REDAÇÃO

A rede Starbucks anunciou que irá fechar 600 de suas mais de 7.000 mil lojas próprias nos EUA, reflexo do menor consumo dos americanos e do processo de reestruturação por que passa a companhia. Essa lista inclui as cem unidades que a empresa anunciou anteriormente que fecharia.
Segundo ela, 12 mil funcionários serão afetados pela medida e que espera "recolocar vários dos parceiros afetados". Ela disse que 70% das unidades foram abertas no ano fiscal de 2006 (iniciado em outubro de 2005) e que o critério para o fechamento foi o de lojas que não fossem lucrativas e que não deveriam atingir no futuro próximo os resultados pretendidos.
A rede disse ontem também que diminui pela metade a sua estimativa de novas lojas no ano fiscal iniciado em outubro, para menos de 200.
Questionada se essas medidas também afetariam as suas lojas no exterior, a empresa disse que continua "a acreditar no crescimento internacional". A Starbucks tem 11 unidades no Brasil -uma em Campinas e as demais em São Paulo.
A empresa afirmou que a situação atual da economia norte-americana foi um dos fatores para a redução maior do que a esperada no número de unidades. Além dos problemas na economia dos Estados Unidos, ela enfrenta aumento de concorrência, com redes como o McDonald's investindo cada vez mais em cafeterias.
No início deste ano, Howard Schultz, o presidente da rede, voltou a assumir o cargo de presidente-executivo, após resultados da empresa terem sido considerados decepcionantes.
Ao voltar ao cargo que ocupou de 1987 a 2000, ele prometeu reduzir o ritmo de expansão de abertura de lojas nos Estados Unidos e elevar os investimentos no exterior.


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