São Paulo, Sexta-feira, 02 de Julho de 1999
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Empresa foi pioneira na evolução da propaganda

MARIA EDUARDA GUIMARÃES
do Banco de Dados

Ainda que o início das operações da Companhia Antarctica Paulista date de 1886, a fundação ocorreu em 1891.
Entre os fundadores, estavam o historiador e geógrafo Teodoro Sampaio e o alemão naturalizado brasileiro Antonio Zerrenner.
Em 1893, a importadora Zerrenner Bulow e Cia. assumiu o controle da companhia. Com a morte de Zerrenner, em 1933, sua mulher, Helena, assumiu a presidência, nomeando o alemão Walter Belian para a superintendência.
Em 1936, após a morte de Helena, foi criada a Fundação Antonio e Helena Zerrenner Instituição Nacional de Beneficência. O casal não teve filhos, e a fundação herdou as ações e o controle da companhia.
Belian continuou na presidência até sua morte, em 1975. Foi sucedido por sua irmã Erna Belian Rappa.
Erna morreu em 1984, e a empresa passou a atuar em regime de colegiado, quando foi instituído o Grupo Antarctica.
A Antarctica teve papel importante na evolução da propaganda brasileira. Foi uma das primeiras a usar outdoors luminosos, patrocinou programas no ano do surgimento do rádio (1923) e foi a primeira a promover um programa de TV, "Antarctica no Mundo dos Sons", nos anos 60.
Em 1997, ocorreu a união entre a Antarctica e a Anheuser-Bush, fabricante da cerveja Budweiser.
Com 30 fábricas próprias, 18 marcas de cerveja, uma de chope e 23 de refrigerantes, a Antarctica teve faturamento de R$ 3,3 bilhões em 1998 e participação no mercado da ordem de 24% nas cervejas e de 11,9% nos refrigerantes.


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