São Paulo, Sexta-feira, 02 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO
Abredi acredita que Cade não deverá aprovar a união das empresas
Supermercados temem alta nos preços das duas marcas

FÁTIMA FERNANDES
da Reportagem Local

Os supermercadistas ficaram surpresos com a união da Brahma e da Antarctica e, numa avaliação preliminar, acham que o negócio pode vir a ter consequências ruins para o bolso do consumidor.
Com a união das duas empresas, que passam a deter quase 80% do mercado brasileiro de cervejas, dizem eles, vai ficar mais difícil negociar preços, pois era exatamente a disputa entre elas que possibilitava a conquista de descontos.
Nesta temporada de inverno, quando o consumo de cerveja cai, os supermercados estavam conseguindo das cervejarias descontos de 10% a 30% nos preços. "A diminuição da concorrência pode agora resultar na eliminação desses descontos", diz Wilson Tanaka, presidente do Sincovaga, sindicato que reúne mercearias e pequenos supermercados paulistas.
"Em vez de duas, vamos ter uma empresa para negociar. É o que preocupa no momento. Só que a união das duas também possibilita ganhos de eficiência e de produtividade. Vamos ver qual será a estratégia da nova empresa daqui para a frente", diz Omar Assaf, presidente da Apas (Associação Paulista dos Supermercados).
"Não posso acreditar que o Cade vá aprovar esse negócio. O mercado de cerveja vira monopólio. Vai ser difícil elas arrumarem argumentos para convencer o governo do contrário", afirma Percival Maricato, diretor da Abredi (Associação de Bares e Restaurantes Diferenciados).


Texto Anterior: CVM atende empresas e suspende ações
Próximo Texto: Maior desafio é a diferença de estilos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.