São Paulo, Sexta-feira, 02 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONJUNTURA
Moeda já acumula queda de 12%
Alta do juro nos EUA faz euro despencar

das agências internacionais

A alta das taxas de juros nos EUA repercutiu negativamente sobre o euro, que voltou a bater novo recorde de baixa ontem.
A moeda única fechou cotada a US$ 1,0239, contra US$ 1,0316 de quarta-feira, acumulando queda de 12% desde o seu lançamento, em 1º de janeiro.
O recuo deveu-se também à decisão do Banco Central Europeu (BCE) de manter a taxa de juros básica da zona do euro em 2,5%. Nos EUA, a taxa foi elevada de 4,75% para 5% anteontem.
O BCE quer estimular a recuperação das 11 nações que compõem a zona mantendo os juros em nível baixo.
Mas os juros norte-americanos se tornaram mais atraentes, o que está levando os investidores a vender euros para comprar a moeda norte-americana, forçando a queda da moeda européia.
Os EUA, por outro lado, continuam registrando recordes de crescimento. O índice de produtividade industrial do país subiu de 55,2 pontos em maio para 57 em junho. Isso mostra que o setor industrial está em forte expansão.



Texto Anterior: Leite Paulista resolve abrir o seu capital
Próximo Texto: Vencimento de dívida faz dólar subir 1,2%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.