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Alta dos preços dos produtos exportados pelo país explica o resultado positivo
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O bom resultado das exportações está mais relacionado ao
aumento dos preços dos principais produtos exportados pelo
Brasil do que ao aumento das
quantidades embarcadas.
Dos dez principais tipos de
produtos vendidos (65% da
pauta comercial), cinco tiveram aumento no preço e na
quantidade, e apenas um, os
materiais elétricos, cresceu
mais na quantidade que no preço. "Esse resultado que esperamos, de US$ 132 bilhões de exportação no ano, será conseguido à custa de muito sacrifício
das empresas para exportar e
muitas vezes ocorre mais por
causa do aumento de preços do
que da produtividade", disse o
secretário de Comércio Exterior, Armando Meziat.
Segundo ele, os aumentos de
quantidades são resultado dos
esforços do governo e do setor
privado em aumentar as promoções comerciais e aos acordos comerciais assinados nos
últimos anos.
Neste ano, os preços do açúcar em bruto e do álcool subiram cerca de 55%. A quantidade de álcool exportada subiu
3,7%, mas a de açúcar caiu 4%.
O Brasil exportou neste ano
11,1% a mais de minério de ferro, mas o preço do produto aumentou ainda mais, 17,9%. No
caso da soja, só o preço contribuiu para o desempenho do setor, já que a cotação do commodity aumentou 26,5%, mas as
toneladas embarcadas permaneceram as mesmas.
A quantidade de petróleo
vendido aumentou 20%, mas o
preço subiu o dobro, 40%. Neste ano, o Brasil vendeu 10,61% a
menos em café em grão, mas o
preço subiu 8,92%.
Os preços que mais subiram
entre manufaturados foram os
de produtos de transporte, inclusive automóveis.
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