São Paulo, segunda-feira, 02 de setembro de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Facão
As demissões no setor eletroeletrônico continuam. Em julho, foram demitidos mais 600 empregados, segundo a Abinee (associação do setor). No ano, foram cortados 5.600 postos.

Compensação
Carlos de Paiva Lopes, presidente da Abinee, diz que a maior queda de atividade continua em telecomunicações. E só não foi pior porque as exportações melhoraram. As vendas de celulares para o exterior cresceram 60% neste ano.

Troca de experiências
Sergio Amaral (Desenvolvimento) se reuniu com especialistas em Alca no México. Ele quer trazê-los ao Brasil para relatar a experiência do México de abrir as fronteiras para os Estados Unidos.

Aquecido
O faturamento do mercado de seguros, em julho, foi de R$ 2,10 bilhões e ultrapassou em 5,5% a projeção inicial, segundo a Susep. A ajuda veio do segmento de veículos, que teve um crescimento de 15%.

Genética da qualidade
A Shell irá lançar nesta semana o programa "DNA do Diesel". O processo foi criado para combater a adulteração de combustíveis, que no Estado de São Paulo chega a 10,2%.

Convencimento
A ABTA (Associação Brasileira de TVs por Assinatura) vai se reunir, dia 17, com as agências de publicidade para discutir as vantagens do anúncio em TV paga. O vice-presidente de vendas da Cable Advertising Bureau (CAB), Jerry Dominus, vem reforçar o recado.

Expansão
O Speedy, serviço de conexão à internet em banda larga da Telefônica, chega a mais 16 cidades nesta semana e totaliza sua presença em 95 municípios paulistas. No primeiro semestre, o Speedy cresceu 40%.

Na origem
James Gosling, o inventor da tecnologia Java, estará no Brasil no dia 15 de outubro, para o Sun Tech Days, na Amcham-SP. A linguagem é usada por 60% dos brasileiros que desenvolvem programas.

Público jovem
A Oi e a MTV lançam hoje em lojas do Rio, Minas Gerais e Espírito Santo um celular desenvolvido em parceria para atender aos jovens.

Grande irmão espanhol
Uma em cada três grandes empresas espanholas proíbe o uso da internet e o e-mail para fins pessoais, além de 17% vigiarem on-line o comportamento eletrônico dos empregados, segundo pesquisa do Iese.

Preparativos
A panamenha Copa Airlines acaba de encomendar 12 aeronaves Boeing-737 Next Generation. A empresa recebe os aviões em 2003, quando pretende colocar vôos diários do Brasil para América Central e Caribe.

E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

Pela metade

Além das linhas de crédito para a exportação, o governo deveria se preocupar com as linhas de crédito para as importações, na avaliação de Ângelo Lunardi, consultor da Aduaneiras. Mais de 60% da produção para exportações depende de importações de matérias-primas. Os financiamentos para essas operações também secaram. E as linhas que sobraram estão caras, com taxas de juros de até 13%, isso para as grandes empresas. "Não adianta oferecer recursos para as exportações se as empresas não têm como obter crédito para viabilizar a produção", diz. Com a alta do dólar, os custos aumentaram, o que torna os financiamentos às importações mais importantes. Retomar o crédito apenas para exportação é fazer o trabalho pela metade.



Próximo Texto: Energia: Sem racionamento, elétricas dão prejuízo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.