São Paulo, quarta-feira, 02 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria norte-americana tem o primeiro avanço em 19 meses

Para Obama, alta mostra que a recuperação dos EUA está no caminho certo

DA REDAÇÃO

A atividade industrial dos Estados Unidos voltou a crescer após 18 meses consecutivos de contração, em mais um indicador que sinaliza que chegou ao final a recessão na maior economia global.
Em agosto, o índice que mede a atividade industrial ficou em 52,9% (desempenhos acima de 50% significam que o setor está crescendo), ante 48,9% em julho. A nota de agosto foi a maior desde junho de 2007.
Depois de atingir em dezembro do ano passado o menor nível desde 1980 (32,9%), o índice da atividade manufatureira se recuperou em todos os meses desde então, mas sempre apontando contração no setor, de acordo com o instituto ISM.
O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou que o indicador mostra que a recuperação da economia norte-americana está no caminho certo.
"Isso significa maior produção de equipamentos de transporte, como carros, e de equipamentos eletrônicos, como computadores e aplicativos, e também significa que essas companhias estão investindo mais e produzindo mais."
Para Norbert Ore, presidente do ISM, o avanço de agosto é sustentável no curto prazo, já que as empresas cortaram os estoques por 40 meses consecutivos e os fornecedores vão ter que se reabastecer para atender a alta da demanda.
Porém, ele alerta que esse crescimento não se traduzirá rapidamente na criação de vagas. Em julho, o setor manufatureiro eliminou 52 mil vagas -desde o início da recessão dos Estados Unidos, em dezembro de 2007, 2 milhões de postos de trabalho deixaram de existir nesse segmento.
Outro indicador do setor, a produção industrial (medida pelo BC dos EUA), já apontava retomada em julho. O índice cresceu pela primeira vez ante o mês anterior desde outubro de 2008, mas permanece em um patamar próximo ao de 1997 -indicando que há um longo caminho a percorrer para que a economia norte-americana recupere o nível pré-crise.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Exportações são apenas espuma, afirma Lula
Próximo Texto: Tecnologia: Ebay vende 65% do Skype por US$ 1,9 bilhão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.