São Paulo, terça-feira, 02 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Greenspan diz ver "alguns sinais positivos" de que a crise está se acalmando

Dylan Martinez/Reuters
O ex-presidente do Fed Alan Greenspan fala em Londres


DA REDAÇÃO
DA FOLHA ONLINE

O ex-presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central americano) Alan Greenspan afirmou ontem que há "alguns sinais positivos" de que está se acalmando a crise nos mercados financeiros -iniciada em julho e que ficou mais aguda no mês seguinte.
"Por exemplo, os rendimentos dos ativos lastreados em papéis comerciais, que se tornaram o símbolo dessa crise, expandiram-se significativamente", disse Greenspan em Londres, onde promoveu seu novo livro "A Era da Turbulência". "Eles já se desvalorizaram desde então, mas não totalmente."
Para ele, a crise ainda não acabou e sugeriu que possa acontecer um "segundo ato", em que a queda nos preços das casas dos EUA possa colaborar para a desaceleração no gasto dos consumidores.
E, como tem repetido em suas últimas declarações, o ex-comandante do BC americano afirmou que a chance de a economia americana entrar em recessão é menor que 50%.
Ele disse que o mercado imobiliário dos EUA tem um "longo caminho" a percorrer antes de encontrar a estabilidade após a crise das hipotecas de alto risco. Para ele, os preços dos imóveis residenciais devem continuar a cair devido ao aumento crescente dos estoques. "Como em situações similares de excesso de estoque, espero que os preços das casas continuem a cair até que o ponto de liquidação de estoques atinja seu pico."


Texto Anterior: Focus: Mercado revisa para baixo previsão para dólar e inflação
Próximo Texto: Strauss-Kahn promete fazer reforma no FMI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.