São Paulo, segunda, 2 de novembro de 1998

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COMÉRCIO
Shoppings gastam R$ 15 mi em marketing e promoções e antecipam campanha para levantar vendas de Natal
Lojas investem em
prêmios contra a crise

FÁTIMA FERNANDES
da Reportagem Local

A frustração dos lojistas em relação ao tradicional aumento de vendas nesta época do ano e a concorrência acirrada levaram os shoppings e as grandes redes a travar uma guerra de promoções e prêmios para atrair os clientes.
Desde o início deste mês, quem for às compras vai encontrar algum desconto nos preços dos produtos, no caso de pagamento à vista, e ainda concorrer a vários prêmios, como casas, iates, carros, motos, jet skis, compras grátis em supermercado pelo período de um ano e viagens para o exterior.
Levantamento da Alshop, associação que reúne lojistas de shoppings, mostra que 15 dos principais shoppings de São Paulo vão gastar juntos neste final de ano cerca de R$ 15 milhões em marketing e promoção, 15% a mais do que no ano passado.
"A concorrência está cada vez mais acirrada. Para conquistar o consumidor, é preciso presenteá-lo de alguma maneira", diz Nabil Sahyoun, presidente da Alshop.
O shopping Jardim Sul chegou até a fazer pesquisa entre os clientes para descobrir quais eram os prêmios preferidos. Após o levantamento, constatou que viagens para o exterior e carros seriam bons prêmios. Resultado: o Jardim Sul vai sortear seis viagens e um carro Audi no final do ano.

Estratégia Alguns shoppings e lojas acabaram antecipando a campanha de final de ano como estratégia para dar impulso ao consumo a quase dois meses do Natal.
"A situação do varejo complicou. A expectativa de recuperação nas vendas a partir de agosto frustrou", diz Antonio Carlos Borges, diretor-executivo da Federação do Comércio do Estado de São Paulo.
Os shoppings e as grandes redes estão dispostos a investir em promoções e prêmios, diz Borges, porque esta é a melhor época de venda do ano e, portanto, não pode ser desperdiçada.
O shopping Morumbi decidiu gastar R$ 2,6 milhões em promoções e prêmios neste final de ano. Para que o cliente participe da sua campanha de Natal, o shopping decidiu sortear 46 Fiat Bravo.
"Com essa campanha, achamos que vai dar para faturar o mesmo que no ano passado", diz Cláudio Sallum, superintendente.
O shopping Center Norte vai investir R$ 1,2 milhão em marketing e prêmios neste final de ano. Depois de sortear um avião em 97, o shopping escolheu para este ano premiar o consumidor com um iate, um jet ski e nove Peugeot.
Glorinha Baumgart, diretora de marketing do Center Norte, diz que, apesar do investimento em marketing, o faturamento do shopping deve, na melhor das hipóteses, crescer 5% em relação ao ano passado.
Os lojistas, diz, estão em clima de expectativa. Neste final de ano, o consumidor só vai comprar produtos de baixo valor unitário, evitar a compra financiada e usar mais cartão de crédito para pagar as contas.
Ao constatar que o cliente está de olho nos produtos baratos, a Lojas Americanas decidiu importar cerca de 6 milhões de itens para enfeite de Natal, que, segundo a rede, serão vendidos com preços 15% mais baixos do que os de 97.
"Haverá certamente uma preferência pelos produtos baratos", diz Nelson Barrizzelli, consultor de varejo. "Esse esforço promocional do comércio é para pelo menos manter a venda igual à de 97."
Desde setembro, a rede Ponto Frio está promovendo semanalmente linhas diferentes de produtos. Começou com áudio, passou para eletrodomésticos e nesta semana há uma promoção dos produtos de vídeo. Os descontos oferecidos são de 30%.
Mauro Multedo, diretor de marketing, diz que, durante a promoção, a venda de aparelhos de som aumentou 70% na comparação com igual período de 97.
A rede, com 240 lojas espalhadas pelo país, informa que está otimista. "Atravessamos o ano no meio de muitas incertezas. Não há mais clima de tragédia no ar."
Os supermercados também encontraram formas de promover sorteio, ampliando a estratégia de ofertas nas gôndolas. O Pão de Açúcar comemora seus 50 anos de fundação com um ano de compras grátis, no valor de R$ 150 por mês, para 50 ganhadores.
A rede Carrefour comemora os 35 anos de fundação da empresa no exterior e faz a promoção "Um mês nunca visto no Brasil". É um evento organizado nos 17 países em que a rede atua, vendendo 2.000 produtos com descontos entre 20% e 50%.


Colaborou Silvana Quaglio, da Reportagem Local



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