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COMÉRCIO
Shoppings gastam R$ 15 mi em marketing e promoções e antecipam campanha para levantar vendas de Natal
Lojas investem em
prêmios contra a crise
FÁTIMA FERNANDES
da Reportagem Local
A frustração dos lojistas em relação ao tradicional aumento de
vendas nesta época do ano e a concorrência acirrada levaram os
shoppings e as grandes redes a travar uma guerra de promoções e
prêmios para atrair os clientes.
Desde o início deste mês, quem
for às compras vai encontrar algum desconto nos preços dos produtos, no caso de pagamento à vista, e ainda concorrer a vários prêmios, como casas, iates, carros,
motos, jet skis, compras grátis em
supermercado pelo período de um
ano e viagens para o exterior.
Levantamento da Alshop, associação que reúne lojistas de shoppings, mostra que 15 dos principais shoppings de São Paulo vão
gastar juntos neste final de ano
cerca de R$ 15 milhões em marketing e promoção, 15% a mais do
que no ano passado.
"A concorrência está cada vez
mais acirrada. Para conquistar o
consumidor, é preciso presenteá-lo de alguma maneira", diz Nabil
Sahyoun, presidente da Alshop.
O shopping Jardim Sul chegou
até a fazer pesquisa entre os clientes para descobrir quais eram os
prêmios preferidos. Após o levantamento, constatou que viagens
para o exterior e carros seriam
bons prêmios. Resultado: o Jardim
Sul vai sortear seis viagens e um
carro Audi no final do ano.
Estratégia
Alguns shoppings e lojas acabaram antecipando a campanha de
final de ano como estratégia para
dar impulso ao consumo a quase
dois meses do Natal.
"A situação do varejo complicou.
A expectativa de recuperação nas
vendas a partir de agosto frustrou", diz Antonio Carlos Borges,
diretor-executivo da Federação do
Comércio do Estado de São Paulo.
Os shoppings e as grandes redes
estão dispostos a investir em promoções e prêmios, diz Borges, porque esta é a melhor época de venda
do ano e, portanto, não pode ser
desperdiçada.
O shopping Morumbi decidiu
gastar R$ 2,6 milhões em promoções e prêmios neste final de ano.
Para que o cliente participe da sua
campanha de Natal, o shopping
decidiu sortear 46 Fiat Bravo.
"Com essa campanha, achamos
que vai dar para faturar o mesmo
que no ano passado", diz Cláudio
Sallum, superintendente.
O shopping Center Norte vai investir R$ 1,2 milhão em marketing
e prêmios neste final de ano. Depois de sortear um avião em 97, o
shopping escolheu para este ano
premiar o consumidor com um iate, um jet ski e nove Peugeot.
Glorinha Baumgart, diretora de
marketing do Center Norte, diz
que, apesar do investimento em
marketing, o faturamento do
shopping deve, na melhor das hipóteses, crescer 5% em relação ao
ano passado.
Os lojistas, diz, estão em clima de
expectativa. Neste final de ano, o
consumidor só vai comprar produtos de baixo valor unitário, evitar a compra financiada e usar
mais cartão de crédito para pagar
as contas.
Ao constatar que o cliente está de
olho nos produtos baratos, a Lojas
Americanas decidiu importar cerca de 6 milhões de itens para enfeite de Natal, que, segundo a rede,
serão vendidos com preços 15%
mais baixos do que os de 97.
"Haverá certamente uma preferência pelos produtos baratos", diz
Nelson Barrizzelli, consultor de
varejo. "Esse esforço promocional
do comércio é para pelo menos
manter a venda igual à de 97."
Desde setembro, a rede Ponto
Frio está promovendo semanalmente linhas diferentes de produtos. Começou com áudio, passou
para eletrodomésticos e nesta semana há uma promoção dos produtos de vídeo. Os descontos oferecidos são de 30%.
Mauro Multedo, diretor de marketing, diz que, durante a promoção, a venda de aparelhos de som
aumentou 70% na comparação
com igual período de 97.
A rede, com 240 lojas espalhadas
pelo país, informa que está otimista. "Atravessamos o ano no meio
de muitas incertezas. Não há mais
clima de tragédia no ar."
Os supermercados também encontraram formas de promover
sorteio, ampliando a estratégia de
ofertas nas gôndolas. O Pão de
Açúcar comemora seus 50 anos de
fundação com um ano de compras
grátis, no valor de R$ 150 por mês,
para 50 ganhadores.
A rede Carrefour comemora os
35 anos de fundação da empresa
no exterior e faz a promoção "Um
mês nunca visto no Brasil". É um
evento organizado nos 17 países
em que a rede atua, vendendo
2.000 produtos com descontos entre 20% e 50%.
Colaborou Silvana Quaglio, da Reportagem Local
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